Após três exaustivas rodadas de negociações entre a diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região e representantes da empresa Anglo American, foi apresentado pela empresa a proposta do layoff (suspensão de contrato), proposta essa que foi apresentada em assembleia na cidade de Conceição do Mato Dentro (8 e 15 horas) hoje (03) para apreciação, discussão e votação, tendo ao final a aprovação dos trabalhadores. Compareceram à assembleia 619 trabalhadores. 573 aprovaram a proposta, 17 negaram, 24 se abstiveram e 5 votaram em branco.
Na primeira reunião foi apresentada uma proposta de ajuda compensatória no valor de 85% do salário nominal, além da bolsa de qualificação e a proposta foi rejeitada de imediato. Na segunda, o valor apresentado foi elevado para 90% e novamente foi reprovada. Na terceira e última rodada de negociações, que durou o dia inteiro, a empresa apresentou a proposta de fixar em 100% do salário nominal, mantendo todos os benefícios do acordo coletivo (cartão alimentação, etc.); apresentará uma grade de treinamentos para qualificação, com garantia de alimentação e transporte dos trabalhadores para os locais dos treinamentos; o cronograma das obras do step 3 também será mantido e foi informado que aproximadamente 1.000 trabalhadores entrariam em layoff e estudam também aplicação de atividades extras para ocupar as horas ociosas.
Inicialmente a empresa divulgou que a paralisação seria de aproximadamente 90 dias para fazer os devidos reparos, porém, no dia 24 saiu uma determinação de Londres ordenando que a empresa fique parada até o terceiro trimestre, “por isso, acreditamos que esse ano dificilmente voltará às suas operações” afirmou Paulo Soares, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região. O presidente completou dizendo que “a principal bandeira do Sindicato sempre foi e será a defesa dos postos de trabalho, a geração de emprego e renda, trazendo desenvolvimento econômico e social para Conceição do Mato Dentro e Região, por isso, o Sindicato Metabase manteve em todas as reuniões o foco nas principais preocupações: a remuneração dos trabalhadores no período de layoff, a manutenção dos postos de trabalho e a empregabilidade”