Durante o mês de março, a Prefeitura irá celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial e gratuita, organizada pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
A partir das 9 horas desta sexta-feira (8), intervenções poéticas em diversas ruas itabiranas serão realizadas pelos Drummonzinhos e, às 19 horas, na Galeria da FCCDA, acontecerá a palestra “Obesidade x Ansiedade”, com a nutricionista Marina Fernandes, especialista no emagrecimento de pessoas com o diagnóstico de ansiedade.
Até o final do mês, a população poderá participar de outras palestras, rodas de conversa, workshop, oficina, apresentação cultural e exibições do documentário Malala (EUA, 2015), que conta a história da jovem mulher paquistanesa, Malala Yousafzai, baleada na cabeça ao sair da escola, por membros do movimento fundamentalista islâmico Talibã. Em 2014, aos 17 anos, Malala se tornou ícone da luta pelos direitos da mulher e a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Também será exibido o filme A que horas ela volta? (Brasil, 2015), que mistura drama e comédia com o objetivo de confrontar as regiões nordeste e sudeste, os ricos e os pobres e o Brasil segregacionista. Regina Casé interpreta uma emprega doméstica pernambucana que vive em São Paulo para simbolizar o comportamento da elite brasileira.
A cidade recebe ainda o projeto Imagine Juntas – baseado no Objetivo 5 de Desenvolvimento Sustentável (Igualdade de Gênero) da ONU Mulher – que busca promover o empoderamento feminino no meio tecnológico e empreendedor. Para isso, serão promovidos dois dias intensos (16 e 17/3), no auditório da Prefeitura e na Galeria FCCDA respectivamente, sempre das 8 às 18 horas, de informações compartilhadas para encontrar soluções e promover a igualdade de gênero na comunidade itabirana. Este evento é promovido em parceria com o coletivo O Cardume e as inscrições gratuitas já estão abertas na plataforma Sympla(https://www.sympla.com.br/imagine-juntas-itabira__461864).
Para encerrar o mês da mulher, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, acompanhada pelo Coral Santiago, de Belo Horizonte, apresentam um concerto no sábado (30), às 19h30, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores.
Programação
8/3 – Homenagem à Mulher pelos Drummonzinhos, a partir das 9h, diversas ruas da cidade;
Palestra: Obesidade x Ansiedade, às 19h, Galeria FCCDA;
11/3 – Roda de conversa: O papel feminino na modernidade, às 8h30, UBS Gabiroba de Baixo;
Palestra: Empoderamento da Mulher na Comunidade, às 14h, Cras I;
12/3 – Palestra: Empoderamento da Mulher na Comunidade, às 14h, Cras II;
13/3 – Palestra: Empoderamento da Mulher na Comunidade, às 14h, Cras III;
14/3 – Cinema comentado no Creas, às 9h e 14h, rua Dona Modestina, 706;
Palestra: Empoderamento da Mulher na Comunidade, às 14h, Cras IV;
Documentário: Malala, às 19h, Memorial CDA;
16/3 – Filme: A que horas ela volta?, às 19h, bairro Madre Maria de Jesus;
Projeto Imagine Juntas, das 8h às 18h, auditório da Prefeitura;
17/3 – Projeto Imagine Juntas, das 8h às 18h, Galeria FCCDA;
21/3 – Intervenções poéticas Drummonzinhos, a partir das 9h, diversas ruas da cidade;
Oficina de dança circular, às 19h, Galeria FCCDA;
23/3 – Filme: A que horas ela volta? e apresentação musical do grupo Sementinhas das
Artes de Itabira, às 19h, no bairro Candidópolis;
29/3 – Filme: A que horas ela volta?, às 19h30, em frente a FCCDA;
30/3 – Orquestra de Câmara da FCCDA e Coral Santiago de BH, às 19h30, no Colégio
Nossa Senhora das Dores.