Acidente com vítima fatal na Vale em Itabira
O Soldador Luiz Gustavo dos Santos de 34 anos , funcionário da mineradora, morador do bairro Pedreira sofreu um grave acidente na britagem do complexo Mina Cauê, em Itabira.
O soldador estava de folga, e foi chamado ao local de trabalho para realizar o corte de uma “unha” de escavadeira/pá carregadeira, considerada sucata que teria caído dentro do britador, o que causa o travamento do equipamento.
Devido a pressão que o eixo cônico do britador exerce sobre a sucata, e consequentemente sobre a “parede” do britador, no momento do corte a unha ou parte dela se desprendeu e foi lançada contra o rosto do soldador, que não resistiu aos ferimentos e teve sua morte confirmada.
Luiz Gustavo era muito querido, e conhecido em Itabira, o que causou uma grande comoção em todos.
No mês de julho de 2017, Luiz Gustavo ganhou da Vale uma placa de reconhecimento pelo trabalho exercido sempre de maneira segura. O que demonstra o zelo, e o conhecimento que o profissional tinha dentro da mineradora. Talvez seja o momento da mineradora repensar o procedimento operacional para realizar tal operação, para que acidentes como este não mais ocorra. Segundo informações este é o segundo acidente com esta operação, dentro de um complexo Vale, lembramos que dentro do britador existem câmeras que podem ajudar a apurar as causas do acidente, para tentar neutralizar este risco.
A mineradora não quis se pronunciar à imprensa ou à população, e tudo corre sob muito sigilo dentro da empresa, que já orientou seus funcionários a não vazar nenhuma informação, fotos, ou vídeos.
Manifestamos nossa tristeza diante do ocorrido, e desejamos que a família possa superar este momento tão doloroso.
Ronniel Nascimento