Desabastecimento afeta transporte aéreo e terrestre de passageiros
Os passageiros que têm voo marcado para esta quinta-feira (24) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, devem ligar antes para as companhias aéreas para saber as condições dos voos. A informação é da BH Airport, responsável pela administração do aeroporto. Segundo a administradora, em razão da paralisação nacional dos caminhoneiros, foi adotado um plano de contingência para assegurar o abastecimento de aeronaves, que já enfrenta restrições.
Nesta quinta, ainda conforme a BH Airport, dois voos da Azul foram cancelados. A Azul informou que disponibiliza a remarcação de bilhetes sem custo para clientes com voos programados até o dia 31 de maio e que desejem optar por datas alternativas. As remarcações podem ser realizadas por meio do callcenter da Azul (capitais e regiões metropolitanas 4003-1118 / outras localidades 0800 887 1118).
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que tem acompanhado “em tempo real” o abastecimento de combustível dos aeroportos e possíveis impactos às operações. “Os regulamentos da Anac estão amparados internacionalmente e regulam o cálculo a ser feito conforme a rota, a reserva mínima a ser observada, além de instruções sobre a operação que podem alterar o cálculo do combustível. Todas as medidas estipuladas nas operações visam a segurança operacional dos voos, que é a prioridade para a Anac”, informou em nota.
Rodoviária de BH
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), responsável pela administração da Rodoviária de Belo Horizonte, informou que haverá alteração no quadro de horário de ônibus de todas as linhas do terminal, a partir desta quinta-feira (24).
A mudança foi autorizada pela Codemge, após pedido das empresas que manifestaram, por meio de comunicado, a necessidade de contingenciar os combustíveis disponíveis nas garangens.
Uma das medidas é reformular os trajetos e comercializar a venda das passagens para um número menor de horários. Dessa forma, as empresas irão realizar viagens que passem em um trecho com o maior número de cidades atendidas. A Gontijo, por exemplo, utilizará o carro de Teófilo Otoni para atender os passageiros de Governador Valadares, Timóteo, Nova Era e Frei Inocêncio.
Em relação às passagens vendidas antecipadamente, as empresas informaram que, por se tratar de uma situação atípica, os bilhetes serão remarcadas e os passageiros serão comunicados.
Até o momento, a administração recebeu o ofício de nove empresas. Confira:
- Empresa Santa Maria Ltda
- Viação Itaúna Ltda
- Expresso Gardênia Ltda
- Empresa São Geraldo Ltda
- Expresso Setelagoanao Ltda
- Viação Pássaro Verde
- Viação pássaro Verde Ltda
- Empresa Gontijo de Transporte Ltda
- Viação Cometa S.A
HOJE EM DIA