Ônibus são queimados em pelo menos 12 cidades mineiras desde a manhã de domingo; veja vídeo
Após uma série de ataques a ônibus em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, neste domingo (3), o mesmo tipo de crime foi registrado em várias outras cidades do Estado entre a noite passada e a madrugada desta segunda-feira (4). As polícias Civil e Militar ainda não se manifestaram sobre a onda de atentados a veículos em pelo menos 12 municípios mineiros. Ainda não há informação se há relação entre os crimes.
A região mais afetada foi o Sul de Minas. Por lá, houve ataque a coletivos em Varginha, Guaxupé, Passos, Itajubá, Alfenas e Monte Santo de Minas. Também teria acontecido um incêndio em ônibus em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro. Em Araxá, no Alto Paranaíba, além de ônibus, também houve registros de carros queimados.
Confira vídeos que registram alguns incêndios:
Em Belo Horizonte, houve duas tentativas de incêndio em coletivos, mas os motoristas conseguiram apagar as chamas em ambos casos. um ônibus da linha 1505 (Alto dos Pinheiros/Tupi) foi invadido, durante a madrugada, por criminosos munidos com um galão de combustível. O ataque aconteceu na Rua Bueno do Prado, 655, no Bairro Alto dos Pinheiros, região Noroeste da capital.
Poucas horas antes, dois homens tentaram colocar fogo em um coletivo da linha 609 (Serra Verde/Santa Mônica) na rua Clélia, 550, no bairro Santa Mônica, mas o motorista apagou o fogo rapidamente logo após a fuga dos bandidos.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informa que o sistema de transporte coletivo urbano por ônibus de Belo Horizonte encontra-se impossibilitado financeiramente de, como vinha procedendo até então, repor os ônibus retirados de circulação em decorrência de incêndio criminoso. Cada veículo tem custo médio de R$ 400 mil.
Santa Luzia
Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um incêndio também conseguiu ser apagado a tempo, durante madrugada. O motorista e proprietário de um ônibus rodoviário contou que o veículo estava estacionado na avenida Venâncio Pereira dos Santos, no bairro Cristina A, quando dois homens em uma moto vermelha quebraram o vidro do ônibus e jogaram um líquido inflamável dentro, provocando um incêndio. O motorista e os vizinhos apagaram o fogo. Houve danos nos bancos e painel do veículo.
Sul de Minas
Em Itajubá, um jovem de 18 anos foi preso com galões que teriam sido usados no incêndio de um ônibus da empresa Valônia. Com ele, havia ainda uma arma usada no crime. De acordo com a PM, o motorista relatou ter sido rendido por quatro indivíduos que colocaram fogo no coletivo. Em Guaxupé, seis veículos que estavam em uma garagem de ônibus foram incendiados.
Araxá
Em Araxá, no Alto Paranaíba, um menor foi apreendido e um homem de 28 anos foi preso por suspeita de estarem envolvidos com o incêndio de um ônibus coletivo da Linha Pão de Açúcar/Vila Silvéria, durante a noite de domingo. De acordo com a PM, o adolescente foi flagrado com um pedaço de madeira de pinus, com um tufo de “fiapos de vassoura piaçava” amarrados na ponta, formando uma “tocha”. Já o homem estaria com um galão de 5 litros de combustível.
O ônibus foi queimado por volta das 21h, quando passava pela rua Eurindo Barbosa de Lacerda. Um jovem entrou no veículo e ordenou que todos saíssem, pois ia colocar “fogo em tudo”. Ele colocou fogo em uma touca com combustível e jogou o líquido sobre a parte onde fica o motor. Os passageiros, motorista e cobrador saíram do veículo a tempo e com ajuda de transeuntes, controlaram as chamas.
Na cidade, dois carros também foram incendiados na rua Jandira Oliveira, sendo que um ficou destruído e outro salvo a tempo. Após rastreamento, a PM apreendeu quatro adolescentes e um jovem de 19 anos. Outros dois carros foram incendiados, nos bairros Novo Horizonte e são Cristóvão.
HOJE EM DIA