Iniciativa reconhecida – ItabiraHub como produto de exportação: coworking da Prefeitura de Itabira é destaque em Cuiabá
O ItabiraHub conquistou referência nacional como modelo de inovação e estímulo aos negócios na esfera pública. A iniciativa da Prefeitura de Itabira foi destaque no evento “Cidades Inovadoras”, realizado na sexta-feira (29) no Parque Tecnológico de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. O coworking municipal foi reconhecido e aplaudido pelos participantes como um produto eficiente de gestão.
O case de sucesso foi apresentado no evento durante a tarde pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira (SMDECTIT), José Don Carlos, convidado do painel “Inovação Tecnológica na Gestão Pública”.
O Cidades Inovadoras é promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso e o Parque Tecnológico Mato Grosso. O ciclo de painéis e debates começou na quinta-feira (28), com presença de autoridades e expoentes da área de todo o País. Todo o custeio da ida de Don Carlos ao centro-oeste brasileiro foi da organização do evento.
Pioneiro, o ItabiraHub completa um ano e as celebrações ocorreram na semana que passou. O ambiente é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil (o primeiro foi inaugurado em Curitiba, no Paraná). O município fornece a startups locais estações compartilhadas de trabalho sem qualquer custo, onde há salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. O portal “Minas In Tech” elenca o ItabiraHub entre os cinco melhores espaços de coworking do estado.
Don Carlos ressalta que o coworking foi um divisor de águas no campo do empreendedorismo e busca pela diversificação econômica local. Segundo ele, o sucesso da iniciativa aconteceu graças ao chamado conceito “Tríplice Hélice da Inovação”, uma abordagem que engloba o governo local, as universidades e empresas como promotores da inovação.
“Itabira passou a ser vista não somente pela vida e obra de Carlos Drummond de Andrade e por ser berço da Vale, como também por ser um território fértil à inovação e tecnologia no interior mineiro. A cidade se tornou referência graças a uma soma de esforços do poder público, o polo universitário, instituições de ensino médio e técnico, Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sebrae, etc) e entidades civis organizadas, como Acita e CDL”, conclui o titular da SMDECTIT.
Por Wesley Rodrigues