ITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Nota de Esclarecimento do Hospital Carlos Chagas sobre morte de bebê

Na manhã desta quarta feira 27 de Fevereiro  a Fundação São Francisco Xavier administradora do Hospital Carlos Chagas enviou à equipe do site Itabira notícia a seguinte nota:

A paciente I. G. R. de A. estava grávida de 39 semanas quando deu entrada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) no último dia 16 de fevereiro.

Ao dar entrada no HMCC, a paciente relatou estar sentindo dores abdominais. A gestante recebeu todo o atendimento adequado e foi encaminhada para realização de exames ainda na unidade hospitalar. Foi realizado um exame de cardiotocografia e uma ultrassonografia pelo médico plantonista. Após a realização dos exames foram constatados que sinais vitais estavam normais.

A paciente permaneceu sob os cuidados da equipe de enfermagem enquanto aguardava para dar início ao procedimento de indução de parto. Enquanto aguardava que os medicamentos de indução do parto fizessem efeito, a gestante foi examinada periodicamente pela equipe médica e de enfermagem. Foram seguidos os protocolos assistenciais da instituição, que estão de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Durante a realização de uma das auscultas foi constatada a ausência de batimento cardíaco fetal.

A paciente foi imediatamente encaminhada para uma cesariana de urgência e todos os procedimentos necessários para salvar a vida do bebê foram feitos. A criança nasceu em parada cardiorrespiratória e mesmo após 15 minutos de tentativas de reanimação neonatal realizadas pelo pediatra, constatou-se o óbito fetal. Todos os prontuários e exames da paciente foram encaminhados ao Comitê de Óbito Infantil do Hospital Municipal Carlos Chagas e ao Comitê de Óbito Infantil da Prefeitura Municipal de Itabira.

A FSFX reitera seu compromisso com a transparência junto ao município na gestão do HMCC e informa que todos os procedimentos seguiram orientações previstas pelo Ministério da Saúde.

COMPARTILHAR