Secretária de Saúde de Itabira diz que matéria sobre bebê que morreu no parto em Itabira foi publicada por página e não pela “Imprensa Oficial”
A “Secretária de Saúde” do atual governo de Itabira, ao ser questionada sobre uma matéria publicada em alguns órgãos de Imprensa da cidade, onde na matéria retratava a morte de um bebê, no Hospital Carlos Chagas, a mesma respondeu em entrevista totalmente equivocada, por parte da secretária, que a publicação se deu através de página de rede social, e não pela Imprensa. E disse ainda que “mesmo que seja por parte de Jornalista não é um órgão oficial vamos dizer assim”. Logo a frente ela equivoca-se novamente e diz “esse caso citado em jornal”. Opa…. tem algo de errado ai, era página de rede social, agora é jornal?
O que seria Imprensa Oficial para a senhora Secretária? Uma empresa, registrada, que paga seus impostos, inclusive que geram receitas para a Prefeitura através da inscrição municipal, Jornalistas atuantes, que mostram os fatos para a sociedade de maneira ímpar, que abre espaço para os dois lados citados manifestarem seus posicionamento? Ou quem só fala bem do governo?
Essa matéria citada pela Secretária foi veiculada no Site Notícias Uai, e repercutida pelo Site Ronniel Nascimento/Itabira Notícia, uma empresa que se enquadra como Micro Empreendedor Individual, devidamente cadastrada no município, e com o recolhimento de impostos em dia. Que inclusive recebe releases por e-mail devidamente cadastrados, da Prefeitura, e principalmente da Secretaria de Saúde, pasta que ela “representa”.
Ai fica a dúvida, a Secretária é desinformada, ou quis menosprezar, uma empresa Itabirana, um Site de Notícias sério, e de credibilidade, um Apresentador de Rádio, e um Jornalista Itabirano com Registro Profissional emitido pelo Ministério Do Trabalho, em plenas atribuições de suas atividades?
A fundação São Francisco Xavier emitiu uma nota, e enviou ao Itabira Notícia através de e-mail, dando a versão dela, o que também foi publicado. No dever do Jornalismo sério, temos que abrir espaço para ouvir os dois lados, foi o que fizemos, e continuaremos a fazer.
A Secretária deveria se informar melhor sobre os órgãos de imprensa da cidade, também sobre os jornalistas, e quem sabe emitir uma nota de esclarecimento sobre o caso, e também sobre a entrevista, e tirar nossa dúvida sobre o que é imprensa oficial.
Ronniel Nascimento
Na sequência segue link da matéria publicada sobre o bebê, a nota emitida pela Fundação São Francisco Xavier, e a reprodução da entrevista da Secretária, em um post do Site Rkio em seu canal no Youtube.
Mãe vive terror no HMCC; bebê morre em hospital de Itabira e causa de morte é desconhecida
Nota de Esclarecimento do Hospital Carlos Chagas sobre morte de bebê