Empresa Vale pede para Imprensa não transmitir ao vivo reunião com o Sindicato Metabase
Na manhã desta terça feira 15 de outubro de 2019, o Sindicato Metabase de Itabira e Região, junto com o Sindicato de Congonhas, se reuniram com a empresa Vale para iniciar o processo de discussões sobre o acordo coletivo 2019/2020.
Logo no início, representantes da empresa pediram para que a imprensa não transmitisse ao vivo a reunião, refletindo uma falta de transparência em suas ações.
Os representantes ainda disseram que 2019 está sendo o pior ano para a Vale inclusive financeiramente, o que foi logo rebatido pelos Sindicalistas, que mostraram dados de que no ano de 2019, a Vale está lucrando mais do que lucrou no ano de 2018, mesmo com algumas minas paradas. Isso se dá pelo aumento no preço do minério, e no baixo custo para manter as minas paralisadas, e a dívida da Vale está cada vez menor comparada com anos anteriores, mesmo após tantas indenizações pagas pela empresa.
Os representantes Sindicais logo deixaram claro que não aceitarão perdas de benefícios, e querem correções salarias reais, além da manutenção do emprego, da estabilidade dentro da empresa, e melhores condições para empregados, e munícipes das cidades mineradoras.
Ficou definido ainda que as próximas reuniões serão em Belo Horizonte, onde a empresa alegou ter mais versatilidade para decisões após cada reunião com os Sindicatos.
Ronniel Nascimento