POLÍCIA

A Polícia Civil de Minas Gerais aderiu à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher em Itabira

Na tarde do dia 25/11, a Delegada Amanda Machado Celestino participou da coletiva de imprensa que inaugurou as ações da campanha de 2019. A abertura dos trabalhos também contou com a presença de representantes da Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica, do Judiciário, Ministério Público, da Polícia Militar, OAB, das secretárias municipais de saúde e assistência social, da vice-prefeita e da secretária interina da ONU Mulheres no Brasil.

A delegada apresentou os dados quantitativos das investigações de crimes contra a mulher em 2019, incluindo o número de medidas protetivas solicitadas, inquéritos instaurados, autos de prisão em flagrante delito lavrados e descumprimentos de medidas protetivas de urgência. 452 inquéritos foram remetidos à Justiça. 327 foram instaurados. 115 APFDs foram lavrados. Em 2019, houve um registro de 11,28% de descumprimento de medidas protetivas de urgência encaminhadas ao Poder Judiciário.

Além disso, a Delegada ressaltou a realização da 1a Capacitação para o Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual para policiais civis no município e a ministração de palestras em escolas e órgãos públicos sobre a violência contra a mulher.

Ao longo dos 16 dias de campanha, a Polícia Civil participará de eventos em universidades e encontro em associação comercial (ACITA Mulher). O objetivo é levar informação sobre a violência de gênero e prevenir crimes.

COMPARTILHAR