GERAL

Macrorregiões Norte e Jequitinhonha e microrregião Curvelo avançam para a ‘onda amarela’ do Minas Consciente

O Governo de Minas Gerais autorizou os municípios das macrorregiões Norte e Jequitinhonha a migrarem para a ‘onda amarela’ do Programa Minas Consciente. A decisão, que foi divulgada nesta quinta-feira (29) após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, também contempla a microrregião de Curvelo. As novas regras de funcionamento de atividades valem a partir do sábado (1º).

Os municípios não são obrigados a aderirem ao Minas Consciente, a única fase impositiva é a ‘onda roxa’. Conforme o estado, 670 municípios aderiram ao programa, o que representa quase 79% de MG e 12,5 milhões de mineiros (confira a lista completa abaixo).

“As medidas restritivas da onda roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo”, falou o governador Romeu Zema (Novo) em reportagem divulgada na Agência Minas.

O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, explicou que foram registradas reduções em dois parâmetros importantes nas últimas semanas:

  1. Percentual de pessoas com sintomas gripais que testam positivo para Covid: Era de 50% e está em 39%
  2. Fila de espera por leito de UTI: Era de 211 em 22 de abril e está em 179 nesta quinta.

 

“Essa queda demonstra que o vírus está circulando menos na sociedade. Tivemos queda consistente no número de novos casos. Os dados indicam que o nosso pico foi no dia 15/4 e a onda roxa foi fundamental para que não tivéssemos uma alta muito pior do que a que vivenciamos”, disse Baccheretti.

Fonte: Mg.gov.br/minasconciente

COMPARTILHAR