Prefeitura lança canal de agendamento para mamografia
Durante os meses de outubro e novembro, a Prefeitura de Itabira disponibilizará uma linha telefônica exclusiva para o agendamento de mamografias. Esta é uma das ações que fazem parte da campanha Outubro Rosa, que acontece ao longo do mês no município, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (SMS). Ao todo, serão viabilizados 300 exames por mês.
Além de facilitar o acesso das mulheres à mamografia, o agendamento por telefone também busca evitar aglomeração nas filas de agendamento neste momento de pandemia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 12h, e das 13h as 16h e é voltado é voltado para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que estão há dois anos ou mais sem realizar o exame.
Para agendar o serviço, a paciente deverá ligar para o número (31) 97503-2943. Ela será atendida por um profissional de enfermagem que fará as perguntas necessárias para o preenchimento da requisição da mamografia.
“O maior foco da campanha e da Prefeitura de Itabira é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de mama. Portanto, precisamos que as mulheres não adiem o cuidado consigo mesmas, com sua saúde e seu corpo. Façam seus exames. Incentive suas amigas e familiares a fazerem o mesmo”, disse a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio.
Mamografia
A mamografia é um exame de imagem das mamas. É de fácil realização, no entanto, é a principal tecnologia a serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame é capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo deles serem palpáveis. Geralmente, para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas. O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum em mulheres no mundo.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca o estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença.