GERALSAÚDE

Frio em um dia, calorão no outro: entenda a reviravolta no clima e veja como cuidar da saúde

Após dias de baixas temperaturas – inclusive com alerta emitido pela Defesa Civil no último feriado -, o calorão veio com tudo em Belo Horizonte e região metropolitana, com os termômetros acima dos 33° C nesta terça-feira (13).

No fim de semana, a previsão é de tempo ameno. As reviravoltas no clima são características desta época do ano, devido à mudança de estação. A “gangorra” térmica, no entanto, demanda cuidados com a saúde. 

Por volta das 15h desta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou exatos 33,3° C na Estação Pampulha. No feriado do 7 de Setembro, a máxima não passou de 25°C na capital, com mínima de 9°C.  

“Até quinta-feira (15), a máxima deve ser de 34º. A partir de sexta (16), deve cair para 31º e, no fim de semana, não deve passar de 25º”, informou o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.

Além das mudanças típicas da virada do inverno para a primavera, o especialista destaca a presença de uma massa de ar frio, que sai do Sul e chega ao litoral do Sudeste. “Ela passa por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e chega a Minas”. 

Cuidados com a saúde
Seja nos dias de baixas temperaturas da semana passada ou no calorão atual, os cuidados à saúde não podem ser ignorados. O risco maior não se deve à mudança brusca, mas ao tempo seco que castiga Belo Horizonte. 

A Defesa Civil emitiu novo alerta, válido até 18h de quinta-feira (15), sobre uma massa de ar seco, que deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 50% e 60%.

A pneumologista Nathalia da Costa Sousa, do Hospital São Camilo, de São Paulo, recomenda algumas medidas. A hidratação é a principal. “Lavar o nariz com soro fisiológico para facilitar a eliminação de secreções e usar umidificador”, aponta. 

Outro alerta é sobre as doenças respiratórias. Mesmo com o fim do inverno, quem ainda não foi vacinado contra a gripe deve procurar os postos de saúde.

“As pessoas costumam se imunizar no início do outono, por volta de março e abril. Porém, o vírus continua circulando com intensidade até por volta de setembro e, às vezes, até dezembro”.

Veja dicas da Defesa Civil

  • Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h
  • Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele
  • Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico

Rodrigo de Oliveira

rsilva@hojeemdia.com.br

COMPARTILHAR