SAÚDE

Saúde faz repescagem para vacinação contra a Covid-19 em Itabira

Ação será realizada no próximo sábado (24), na Policlínica Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde fará repescagem em Itabira no próximo sábado (24) para completar o esquema vacinal de quem ainda não tomou a terceira ou quarta doses contra a Covid-19. A ação será realizada na Policlínica Municipal, de 8h às 13 horas.

A repescagem vai contemplar pessoas com 40 anos ou mais que ainda não tomaram a quarta dose, ou pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a terceira dose. O intervalo entre as duas doses é de 40 dias. Vale ressaltar que as doses de reforço são destinadas a qualquer esquema vacinal, seja com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Segundo dados apurados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), Itabira vacinou 93% do público alvo com a primeira dose; 92% com a segunda dose; 78% com a terceira dose; e 50% com a quarta dose.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ariana Gabriela Ribeira Duarte, alerta para a importância de se completar o esquema vacinal. “As pessoas que não completaram o esquema de proteção se expõem a riscos de desenvolver formas graves da doença. Isso é mais preocupante, principalmente, para os grupos de idosos e imunossuprimidos. É preciso incentivar as pessoas a se vacinarem para conseguirmos proteger a população”, diz.

Além do risco de novos surtos, o desinteresse da população pode ocasionar em perda de doses da vacina. “A conta é bem simples: o Governo Estadual libera doses suficientes para o público-alvo. A pessoa não se imuniza e as doses perdem a validade e vão para o lixo. É dinheiro público perdido e vidas em risco”, avalia a diretora.

Ariana Gabriela ainda ressalta que as pessoas que tomaram uma dose da vacina Janssen devem completar o esquema vacinal com as demais doses de reforço. “Inicialmente havia o entendimento de que apenas uma dose da vacina Janssen seria suficiente para garantir a imunização, mas o Ministério da Saúde determinou que são necessárias todas as demais doses para assegurar a imunização completa”, explicou.

COMPARTILHAR