Veja o perfil dos candidatos ao governo de Minas nas Eleições 2022
Está na hora de escolher o novo governador de Minas, que irá comandar o Estado pelos próximos quatro anos. Dez candidatos disputam a preferência do eleitor. Conheça um pouco mais de cada um deles (perfil em ordem alfabética):
– Alexandre Kalil (PSD)
Natural de Belo Horizonte, Alexandre Kalil tem 63 anos. Filho do ex-presidente do Clube Atlético Mineiro, Elias Kalil (1930-1993), foi presidente do conselho deliberativo e diretor de futebol, eleito presidente do 51º mandato do clube em 2008, cargo que ocupou até 2014. Empresário, comanda a Erkal Engenharia, com atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É pai de três filhos. Venceu a disputa pela Prefeitura de BH em 2016, no segundo turno, com cerca de 52% dos votos. Foi reeleito, no primeiro turno, em 2020, com mais de 63% da preferência dos eleitores. Deixou a administração em março deste ano para disputar o governo de Minas. Tem como vice o deputado estadual André Quintão (PT).
– Carlos Viana (PL)
Mineiro da cidade de Braúnas, Carlos Alberto Viana, de 59 anos, é formado em Jornalismo e se tornou conhecido como apresentador de programas populares na TV e na rádio. Atualmente, é senador por Minas Gerais, desde 2018, e vice-líder do governo na Casa. Desde que chegou ao Senado, Viana trocou quatro vezes de partido: foi eleito pelo PHS, migrou para a bancada do PSD e buscou no MDB a chance de disputar o governo de Minas, mas decidiu disputar o cargo pelo PL do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 2022. Tem como candidato a vice o Coronel Wanderley, do Republicanos.
– Cabo Paulo Tristão (PMB)
Paulo Tristão Pinto, conhecido como Cabo Tristão, tem 36 anos, é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Nascido em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, foi candidato a deputado federal em 2018, mas não obteve sucesso.
Representante do Partido da Mulher Brasileira (PMB) na disputa ao governo de Minas, tem como vice Antônio Otávio (PMB). Ele se apresenta como o verdadeiro representante de Jair Bolsonaro em Minas.
– Indira Xavier (UP)
Aos 37 anos, Indira Ivanise Xavier é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que atende mulheres vítimas de violência em Belo Horizonte. Nascida em Maceió (AL), iniciou a militância no movimento estudantil e se tornou ativista em defesa dos direitos humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como vice Edna Gonçalves, que integra a coordenação da Ocupação Izidora, na Região Norte de BH.
– Lorene Figueiredo (PSOL)
Natural do Rio de Janeiro, Lorene Figueiredo, de 56 anos, é professora universitária. Formada em história, com doutorado em Política Pública e Educação, foi anunciada como candidata a governadora de Minas Gerais (MG) em 2022 pelo Psol. Lorene é presidente municipal do partido em Juiz de Fora, cidade pela qual foi candidata à prefeitura em 2020, mas não obteve sucesso. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, leciona no Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem como vice Ana Azevedo, também do Psol.
– Lourdes Francisco (PCO)
Professora aposentada e artesã, Lourdes Francisco da Costa, de 60 anos, nasceu em Grão Mogol, no Norte de Minas. Foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Em 2016, concorreu ao cargo de vereadora de sua cidade natal pelo PT e conquistou a suplência. Seu candidato a vice-governador é o trabalhador autônomo Sebastião Pessoa, cuja candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral, mas ainda está em avaliação de recurso.
– Marcus Pestana (PSDB)
Marcus Pestana, de 62 anos, é formado em Economia e ex-deputado federal. Nascido em Juiz de Fora, iniciou a carreira política como vereador na cidade natal, em 1982. Foi eleito deputado estadual em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou uma vaga como deputado federal pelo PSDB e foi reeleito em 2014. Pestana já foi presidente do PSDB em Minas Gerais e também secretário estadual da Saúde durante o governo de Aécio Neves. Tem como vice Paulo Brant, atual vice do governador Romeu Zema e que deixou o Novo em 2020.
– Renata Regina (PCB)
Renata Regina, de 35 anos, é doula, fotógrafa e militante no movimento feminista. Nascida em Belo Horizonte, ela integrou a coordenação nacional da União da Juventude Comunista (UJC) e tem longa atuação nos movimentos populares. Em 2018, concorreu ao cargo de deputada federal, mas não conseguiu votos suficientes. A vice é a professora Tuani Rodrigues, de 33 anos.
– Romeu Zema (Novo)
Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema é candidato à reeleição neste ano. Nascido em Araxá, no Alto Paranaíba, Zema tem 54 anos. É filho de Ricardo Zema e Maria Lúcia Zema, divorciado e pai de dois filhos. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo e possui especialização em Harvard, nos Estados Unidos. O empresário foi presidente do Grupo Zema entre os anos de 1991 e 2016. Em 2018, afastou-se definitivamente do comando da empresa, passando o bastão para o irmão, Romero Zema, para se lançar candidato ao governo de Minas. O grupo foi fundado pelo seu bisavô, Domingos Zema, em 1923. Tem como subsidiárias empresas do ramo automotivo, de eletrodomésticos, financeiro, vestuário e de combustíveis. Venceu as eleições para governador de Minas no segundo turno. Tem como candidato a vice o professor Mateus Simões, também do Novo.
– Vanessa Portugal (PSTU)
Natural de Boa Esperança, Vanessa Portugal, de 52 anos, é professora da rede municipal da capital mineira e sindicalista. Já disputou vaga na Prefeitura de Belo Horizonte por quatro vezes e no Palácio Tiradentes por outras duas. Vanessa Portugal foi candidata ao Senado em 2018 e à Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2020, mas não foi eleita em ambas as ocasiões. Agora, tenta mais uma vez o governo de Minas tendo Jordano Metalúrgico como candidato a vice.
Fonte: Hoje em Dia