GERAL

Brasil perde o humor de Roberto Guilherme, o eterno Sargento Pincel dos ‘Trapalhões’

Faleceu na manhã desta quinta-feira (10) o ator e humorista Roberto Guilherme, de 84 anos. Famoso por interpretar o personagem Sargento Pincel no programa “Os Trapalhões” (1966-1995), da TV Globo, ele estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro (RJ).

A morte foi confirmada ao portal G1 pela família do artista e por Lívia Aragão, mulher de Renato Aragão. Roberto vinha lutando há anos contra um câncer e estava fazendo quimioterapia.

Nascido em 1938, no distrito de Ladário, em Corumbá (MT), Edward Guilherme Nunes da Silva, passou a assinar “Roberto” em homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Aos 14 anos, passou a jogar futebol profissionalmente, como ponta-esquerda, e atuou no Vasco da Gama, do RJ. Quatro anos depois, foi aceito no Exército Brasileiro e se tornou paraquedista.

Ainda na carreira militar, Roberto Guilherme escreveu uma peça de teatro amador que foi encenada na sede do Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Certa vez, quando um não pôde comparecer, o mato-grossense decidiu substituí-lo. para sua sorte, um produtor da TV Rio o viu atuando e fez o convite para que fosse para a televisão.

Em 1963, já como ator profissional, foi para a TV Excelsior e conheceu Renato Aragão, que viria a ser o Didi dos Trapalhões. Eles contracenaram pela primeira vez no programa “Um Dois, Feijão Com Arroz” (1965), que contava ainda com Dedé Santana, Dary Reis e Átila Iório. Depois, Guilherme passou a fazer parte do elenco fixo de “Adoráveis Trapalhões”, estrelado por Didi, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Wanderley Cardoso.

Da Excelsior, o ator foi para a TV Record, quando surgiu o famoso personagem Sargento Pincel, no humorístico “Quartel do Barulho” (1966). Depois, atuou em dupla com Renato Aragão no “Praça da Alegria”. A convite de Wilton Franco, Roberto Guilherme retornou para a Record, para trabalhar no programa “Os Insociáveis” (1971-1974), que reunia no elenco Didi, Dedé, Mussum e a cantora Vanusa.

Em 1975, na Tupi, com a chegada do humorista mineiro Zacarias, “Os Insociáveis” passou a se chamar “Os Trapalhões”, com a formação que marcou a carreira dos quatro integrantes – Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Roberto Guilherme também fazia parte do programa, atuando como personagens de apoio.

Em 1980, o ator chegou a fazer teste no SBT para interpretar o palhaço Bozo, mas perdeu a vaga para Wandeko Pipoca. Em 1981, Guilherme foi contratado pela Globo, participando inicialmente dos humorísticos “Viva o Gordo” e “Balança Mais Não Cai”.

Mas a carreira do mato-grossense ficou marcada quando retornou ao “Os Trapalhões” e interpretou o Sargento Pincel, que vivia atormentado pelo Soldado 49, vivido por Didi.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR