Homens a partir de 65 anos são os que mais têm câncer de próstata
A doença deve ser monitorada a partir dos 40 anos, segundo INCA.
A campanha Novembro Azul é um lembrete para que os homens com 40 anos, ou mais, agendem o exame anual com urologista ou proctologista. O motivo é que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O alerta explica que “alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida”, diz a publicação disponível no portal do INCA.
Como o tumor pode ser bem pequeno, mas não menos preocupante, é preciso começar a observar muitos anos antes da idade mais crítica. Vale destacar que a próstata é uma glândula que só o homem tem e que fica na parte baixa do abdômen. Ela produz parte do sêmen e envolve a área que libera a urina da bexiga.
Para alertar os itabiranos, a Câmara Municipal de Itabira investiu em uma campanha de divulgação do Novembro Azul. O intuito é informar sobre a necessidade dos cuidados com a saúde e incentivar a realização de exame preventivo, pois ele pode salvar vidas. Afinal, quanto antes de descobre um câncer, como o de próstata, mais chances há de cura. A formação do tumor ocorre pela reprodução desordenada e contínua de células no local afetado. Por isso, quanto a doença é combatida no organismo, mais chances há de sucesso. Veja e divulgue a campanha: