Sessão Pipoca indica filmes e séries para pensar questões ambientais
Tudo que Respira (HBO MAX)
As melhores críticas falam que o longa não é um documentário tradicional e se preocupa mais com os efeitos sensoriais do que com depoimentos, o que garante fortes emoções. Nesse filme, você vai conhecer um trio, dois irmãos e um amigo, que abrem um hospital de pássaros de forma independente. Eles se preocupam com a situação da poluição em Nova Déli, capital da Índia e cidade mais poluída do mundo. Ele ganhou o Oscar este ano como Melhor Documentário.
O Menino Que Descobriu o Vento (Netflix)
No filme, um jovem de uma comunidade pobre no Malawi, na África Oriental, inventa uma forma de gerar energia. Ele faz isso depois que fica inspirado por livros de ciências sobre energia eólica. É uma história real, de um menino de 13 anos chamado William, que era sustentado pelo trabalho dos pais como pequenos produtores rurais que não tinham acesso a eletricidade e água encanada. Isso dificultava muito o trabalho da família e de toda a comunidade. A reviravolta na história é algo realmente inspirador.
Biomas (Canal Futura)
Retrata cada um dos seis ecossistemas brasileiros através da visão de especialistas e pessoas que trabalham pela preservação. A série também discute os problemas decorrentes da urbanização e do uso inconsciente dos recursos naturais.
A Máfia dos Tigres (Netflix)
Série documental que retrata os problemas decorrentes das leis liberais sobre a exploração de animais nos Estados Unidos a partir da história de Joe, um homem excêntrico, dono de um zoológico de grandes felinos que viralizou na internet por causa da encomenda de assassinato de uma ativista.
Fonte: Amirt