Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, inicia visitação de novo atrativo turístico
Considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica da região Central do estado, o Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado em Ipoema, distrito de Itabira, inaugurou, nessa quarta-feira (27), um novo atrativo turístico. Batizada de “Corredeiras da Juventude”, a área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.
As Corredeiras da Juventude situam-se acima da Cachoeira do Derrubado, com queda d’água de aproximadamente 57 metros de altura e formação de poços de 1,72 metros a 3,57 metros de profundidade. Distante da sede da parque cerca de 4,5 Km, o atrativo pode ser visitado a partir de uma trilha demarcada e sinalizada, com grau de dificuldade considerado moderado.
“O nome do atrativo foi proposto com a ideia de fomentar a visitação do parque, criando uma sensação de bem-estar e renovação entre aqueles que usufruem de suas águas”, conta o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral.
Cerca de 30 pessoas participaram da inauguração, entre moradores de comunidades localizadas no entorno do parque, brigadistas florestais e funcionários. A unidade de conservação está aberta à visitação todos os dias, das 8h às 17h.
Mirante do Gigante
Outro atrativo natural deverá ser aberto oficialmente à visitação no primeiro semestre de 2024. O Mirante do Gigante é considerado um dos topos de maior altitude dentro dos limites do parque, condição que permite a vista de toda a unidade de conservação.
Apesar de já possuir trilha de acesso, construída antes da criação do parque, o local nunca foi oficialmente aberto à visitação pública. O nome do atrativo faz referência ao slogan do Parque Estadual Mata do Limoeiro: “gigante pela própria natureza”, e constitui uma das maiores áreas verdes preservadas e protegidas da região.
O Mirante do Gigante está situado a 1,8 quilômetro da sede do parque, à margem direita da estrada de acesso vindo de Ipoema, sentido comunidade de Laranjeiras, com altitude no topo de 756 metros acima do nível do mar. O grau de dificuldade da trilha é considerado moderado.
O acesso ao atrativo será controlado pela equipe do parque, mediante identificação prévia do visitante na sede, com pagamento de ingresso. Para segurança e melhor estruturação da visitação serão instaladas placas de sinalização, corrimão e pontos de descanso ao longo do percurso.
Parque Estadual Mata do Limoeiro
Criado em 2011 e aberto à visitação pública em 2013, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.
A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem importante papel na preservação e conservação da biodiversidade local, sendo reconhecido também pelos projetos de inclusão e educação ambiental. Entre eles, a Trilha dos Sentidos, Passaporte Turístico, Ecofolia e Natal em Comunidades.
Para mais informações, clique aqui e acesse a página oficial do parque.
Fonte: Agência Minas