Ponte desaba após ser atingida por navio nos EUA
A ponte Francis Scott Key desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, durante a madrugada desta terça-feira (26). Uma câmera de segurança flagrou o momento do acidente.
Conforme agências internacionais, mergulhadores estão à procura de pelo menos 7 pessoas que teriam caído no rio. Informações iniciais davam conta de até 20 desaparecidos, mas segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.
O governador de Maryland, Wes Moor, declarou estado de emergência após o desabamento da ponte de três quilômetros. “Estamos trabalhando com uma equipe interagências para mobilizar rapidamente recursos federais da administração Biden”, disse o governador.
Buscas
Segundo Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, ao menos 20 pessoas e vários veículos caíram no rio Patapsco. Equipes de salvamento procuram as vítimas.
O navio que atingiu a estrutura é de carga e tem bandeira de Singapura. Saiu de Baltimore no início da madrugada com destino a Colombo, no Sri Lanka. Ainda não há informações sobre a extensão dos danos. “Sabemos que até 20 indivíduos podem estar no rio Patapsco neste momento, assim como vários veículos — declarou Cartwright à CNN.
Segundo o jornal “The New York Times”, o navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka. O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Forças de segurança descartaram terrorismo.
A ponte
Inaugurada em 1977, a ponte tem quase 3 quilômetros de extensão. A estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.
A ponte leva o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Fonte: Hoje em Dia