Governo de Minas conclui reparo dos primeiros elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa
As obras de reparo realizadas no primeiro lote de elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa serão concluídas nesta semana. Doze equipamentos já foram entregues no último dia 23/9 e, até o fim da semana, outros 12 serão disponibilizados, finalizando a primeira etapa das intervenções, conforme cronograma definido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Os elevadores receberam um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, trabalho que será feito nos 58 elevadores. No mês de setembro, também teve início a segunda etapa, com as obras de reparo em mais 18.
Agora, os equipamentos entregues estão sendo preparados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para utilização segura e retomada do funcionamento. A ação inclui a configuração e a conferência elétrica, mecânica, de automação, a limpeza das cabines e testes de segurança. O trabalho visa atender ao objetivo permanente de assegurar a segurança e conforto no uso dos elevadores para servidores e visitantes da Cidade Administrativa.
Concluídos o preparo e a limpeza, será definido o cronograma para a retomada do uso dos equipamentos, com a divulgação de todas as etapas para os usuários. A estimativa é que ainda no mês de outubro os elevadores já comecem a ser utilizados.
Conclusão dos reparos
Os reparos nos 16 elevadores restantes, conforme o cronograma, está previsto para ocorrer nos meses de novembro e dezembro.
Uma empresa de Nova Lima foi contratada pela Codemge para assumir as obras, seguindo a legislação federal, com adoção do critério de julgamento de forma qualitativa, por menor preço e menor prazo de execução.
A contratação teve como justificativa a importância dos elevadores para a mobilidade e a segurança dos usuários da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, com diversos órgãos e entidades de sua estrutura direta e indireta.
Servidores
Os 58 elevadores que integram os prédios Minas e Gerais foram interditados no início de maio, após perícias feitas por órgãos de segurança e infraestrutura do Estado indicarem a necessidade de suspensão do uso dos equipamentos.
Logo após a interdição, foi publicado o Decreto Estadual nº 48.820/2024, que autorizou a realização de teletrabalho excepcional para os servidores que não desempenham funções essencialmente presenciais.
Os demais servidores, que precisam trabalhar presencialmente, foram realocados nos andares baixos (1º, 2º e 3º) dos prédios Minas e Gerais.
A Intendência da Cidade Administrativa também disponibilizou um espaço de trabalho compartilhado, localizado no lado ímpar do 2º andar do prédio Gerais, que funciona mediante reserva diária.