GERALSAÚDE

Campanha de Multivacinação começa nesta 2ª sem doses contra DTP e varicela, que estão em falta em MG

© Butantan/Divulgação
Saúde

Começa nesta segunda-feira (4) a Campanha de Multivacinação em Minas para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Belo Horizonte, a aplicação dos imunizantes, que vai até 29 de novembro, será feita nos 153 postos de saúde das nove regionais da capital e, também, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante (clique aqui para ver os endereços).

Estarão disponíveis diversas vacinas para o público, como rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, papilomavírus humano (HPV), pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe.

A Qdenga, que protege contra a dengue, também poderá ser aplicada exclusivamente no grupo de 6 a 14 anos, de acordo com a avaliação da situação vacinal, que definirá a necessidade de administração da primeira ou segunda dose.

O imunizante BCG será ofertado exclusivamente nos locais de referência, que podem ser verificados no portal da Prefeitura (clique aqui para saber onde). A vacina contra Covid-19 também estará disponível durante a campanha, já que o município recebeu cerca de 8,2 mil doses para serem aplicadas nos públicos infantil e adulto.v

Inicialmente, não serão ofertados imunizantes contra a varicela e o estoque está desabastecido na rede pública. A Prefeitura de BH informou que já comunicou à Secretaria de Estado da Saúde sobre a falta, mas, até o momento, não recebeu previsão de reabastecimento.

Também não há estoque da tríplice bacteriana (DTP), que será substituida pela pentavalente, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações. A última remessa da DTP enviada pelo Ministério da Saúde foi no dia 1º de julho. Procurada pelo Hoje em Dia, a pasta informou ter encaminhado aos estados a vacina pentavalente que deve ser utilizada como alternativa à vacina DTP, “permitindo um estoque estratégico deste imunizante”. E que até o último dia, foram distribuídas 335 mil doses para Minas, além de 1.109.730 da pentavalente.

“A pasta empenha esforços para regularizar a distribuição da vacina DTP no país de acordo com a disponibilidade e entrega do fornecedor”, ressaltou, em nota, o Ministério da Saúde.

Todas as vacinas ofertadas na rede SUS-BH são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a BH pelo governo estadual. O município é responsável pela aplicação das doses recebidas no público.

Documentação para vacinação

Durante a campanha, as doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização. Além disso, também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR