Prepara Gastronomia 2025: Agenda de Relacionamento gera R$ 11,7 milhões em expectativas de negócios

A Rodada de Negócios do ‘‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios” gerou 446 agendas e uma expectativa de R$ 11,7 milhões em negócios. Realizado nos dias 12 e 13 de maio, em Belo Horizonte, o evento reuniu bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e negócios similares, que puderam negociar com grandes fornecedores de insumos, equipamentos e soluções digitais. O Prepara Gastronomia: inovação e negócios é realizado pelo Sebrae Minas, com apoio com o Governo de Minas Gerais por meio da SECULT e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e com apoio educacional da Faculdade SENAC/MG.
Um dos participantes da Rodada foi o proprietário do Chopp do Mercado e da Cervejaria Jairo’s, Caio Pádua. O empresário buscava soluções para apoiá-lo na parte operacional, que permitissem mais tempo para pensar na gestão do negócio. A empresa possui uma loja modelo no Mercado de Origem, em BH, voltada para cervejas especiais, de microcervejarias mineiras.
“Na Rodada, encontrei o ‘Gula Menu’, de quem já utilizo dos serviços contábeis. Foi um suporte importante para demandas de nota fiscal, o que me trouxe tempo e sossego. Mas outra empresa que despertou meu interesse foi a ‘Cota Compras’, que oferece um sistema de gestão de compras. Atualmente, dois dias da semana são destinados para essa função. E quanto valem dois dias da semana para um empreendedor? Uma compra bem-feita determina se o restaurante vai lucrar ou perder dinheiro. É preciso comprar melhor e, por isso, estamos avaliando a proposta”, ressalta.
Com duas décadas de experiência em restaurantes, o empresário Rolando Filho participou pela segunda vez do evento. Ele considera que a Rodada de Negócios é oportuna para o crescimento das empresas. “Esse encontro gera boas perspectivas de negócios e oportunidades, além de atender a um número grande de estabelecimentos. Fiz vários contatos que ajudam a ampliar o mercado e reduzir as dificuldades no dia a dia”, frisa.
Encurtando distâncias
A R2DA, sediada em Belo Horizonte, conseguiu negociar com dez restaurantes de todo o estado, com destaque para estabelecimentos de Belo Horizonte, Natércia, Uberaba e Nova Lima. Ao longo dos próximos 30 dias, a empresa vai cumprir os requisitos burocráticos na elaboração de contratos e concluirá os negócios. Com foco em soluções de tecnologia, o empreendimento atua na elaboração de pesquisas de satisfação e clima para atender a clientes internos e externos, utilizando Inteligência Artificial (IA) na elaboração dos resultados.
“Nossa plataforma tem dez anos e atuava junto a entidades públicas ou autarquias. Mas percebemos demanda e maior possibilidade de crescimento na atuação com empresas privadas. A Rodada de Negócios é importante para conhecermos de perto novos clientes e termos a possibilidade de expandir nossa atuação. Saímos satisfeitos das conexões proporcionadas pelo evento”, afirma a representante comercial da empresa, Valquíria Maia.
Tecnologia para conectar oferta e demanda
Na Rodada de Negócios do Prepara Gastronomia, o Sebrae Minas mapeou as soluções desenvolvidas pelos ofertantes e conectou às demandas das micro e pequenas empresas, por meio de uma ferramenta inédita de Inteligência Artificial. A nova plataforma facilita o atendimento das demandas das empresas por tecnologias específicas, e favorece a geração de negócios.
A tecnologia permite às empresas de alimentação gerirem melhor os gargalos por meio da plataforma criada, especialmente, para a Rodada de Negócios. O objetivo é permitir aos operadores tomarem a melhor decisão, com maior eficiência, ou melhorar o relacionamento com o cliente.
Diferencial para a gastronomia mineira
Em sua quinta edição, o Prepara Gastronomia teve o objetivo de capacitar e orientar os pequenos negócios de alimentação sobre as principais tendências do setor, apresentar estratégias para melhorar a gestão dos empreendimentos e ampliar as vendas. Neste ano, foram cerca de 900 participantes, superando o público de 2024. Apenas em consultorias individuais, aproximadamente, 100 atendimentos foram realizados para esclarecer dúvidas de assuntos como: engajamento digital, atendimento ao cliente, engenharia de cardápio e cliente oculto, em oito mesas simultâneas.
O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, destaca que essa edição do Prepara Gastronomia coroa um importante trabalho realizado pela entidade, em todo o estado, há cerca de cinco anos. “São 117 municípios e mais de três mil empresas atendidas, sempre com o foco de promover o desenvolvimento e a inovação dos pequenos negócios, gerar troca de experiências e promover o acesso a novos mercados. Queremos impulsionar a gastronomia mineira a cada dia e, com isso, promover o desenvolvimento dos negócios”, reforça.
Durante o evento, 14 negócios ficaram responsáveis pelo empório e serviço de alimentação do Prepara Gastronomia. Eles registraram um total de R$ 58,4 mil em vendas nos dois dias de evento. Um desses empreendimentos é o Quintal Torres, que participou do empório destinado a empreendedores de Sabará. Neste ano, a empresa iniciou os trabalhos com o Sebrae Minas a partir da parceria com a Prefeitura, por meio do programa ‘Descubra Sabará’.
A empreendedora Elizabeth Torres Braga, presidente da Associação de Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará, criada em 2008, esteve no evento e espera que a parceria renda bons frutos. “Somos mais de 25 produtores envolvidos na Associação, com mais de 40 produtos, entre geleias e molhos. Temos várias atividades em Sabará, como o Festival de Jabuticaba, em que a nossa empresa está presente desde o início, em 1987. Estamos bem animados com os projetos previstos pelo Sebrae na região”, reforça.
Experiência compartilhada no interior
O evento também recebeu 17 missões de todo o estado, como a de empreendedores da região da Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho. O vice-presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Santana do Riacho, Carlos Silva, explica que, há dois anos, tem realizado conversas com o Sebrae Minas para apoiar os negócios da gastronomia na região e participa do evento pelo segundo ano, com um grupo de dez empresas.
“Durante o Prepara, surgiu data para o primeiro encontro de donos de bares e restaurantes que será realizado no dia 26/5, no município. Com o apoio do Sebrae, vamos realizar um café com os empreendedores para compartilhar as experiências do evento, em Belo Horizonte. Queremos estimular novos associados a dar sequência aos trabalhos em busca do desenvolvimento do turismo por meio da gastronomia. O município possui cerca de 110 CNPJs de negócios voltados para alimentação fora do lar, e o grupo tem como objetivo atingir 70% deles, em três anos”, analisa.