SEM CATEGORIA

Média de 0,85 gol: Fred fica perto de Romário para se tornar maior artilheiro da Copa do Brasil

Contra o Paraná, Fred marcou o segundo gol da vitória e chegou à 34ª bola na rede na Copa do Brasil

O atacante Fred voltou a marcar um gol pelo Atlético depois de três jogos em branco. Diante do Paraná Clube, na última quarta-feira (31), selou a classificação do Galo num belo toque por cobertura no goleiro Léo. A bola no fundo da rede reacende a busca por mais um recorde na carreira do camisa 9: ser o máximo artilheiro da história da Copa do Brasil.

Fred já detém o posto de maior goleador da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, com 127 gols, e ainda precisa marcar na competição. O primeiro gol com a camisa do Galo na Copa do Brasil foi o 34º da carreira do “matador” na mata-mata nacional. 

Está a dois gols de igualar Romário, líder do ranking geral. Na média, Fred supera o “baixinho”, uma vez que fez 34 gols em 40 jogos (0,85 gol por jogo), contra 36 gols de Romário em 45 gols (0,8 gol). 

“Acabo cobrando a galera para achar uma bola. Faz mutos jogos que não vinha uma bola para mim, e graças a Deus veio uma do Cazares e consegui fazer o gol”, Fred, findando período de seca

O camisa 9 alvinegro já fez história na Copa do Brasil há 12 anos. Pelo Cruzeiro, em 2005, foi eliminado na semifinal para o Paulista de Jundiaí, deixando a competição com 14 gols marcados. Feito jamais alcançado em uma edição do torneio. Foram outros 2 gols pelo América (2004) e 17 gols pelo Fluminense (2009, 2010, 2014, 2015 e 2016). 

Vale ressaltar que nesta trajetória de Fred na Copa do Brasil, assim como Romário, o artilheiro de Teófilo Otoni-MG jamais venceu a competição. Mas tem boas lembranças, como dois hat-tricks, gols que valeram classificação e quatro bolas na rede no mesmo jogo. 

Curiosamente, Fred também vai a caça do baixinho no Campeonato Brasileiro, levando em consideração a tabela de artilheiros do Brasileirão, de 1971 até a atualidade. Na lista, Fred é o 6º colocado; 27 gols a menos que o eterno camisa 11, o segundo na lista atrás de Roberto Dinamite, com 190 gols.

Histórico completo de jogos e gols marcados por Fred na Copa do Brasil (não disputou 2011 e 2012)

Histórico completo de jogos e gols marcados por Fred na Copa do Brasil (não disputou 2011 e 2012)

DIVERGÊNCIA
Em alguns livros e almanaques sobre a Copa do Brasil, Fred é creditado como autor de 15 gols na edição da Copa do Brasil 2005. Entretanto, foram 14 marcados (veja abaixo) em 9 partidas realizadas. Uma média impressionante de 1,55, sendo que quatro deles foi só nos 7 a 0 contra o Sergipe.

SEM COMEMORAR

Momento em que Fred toca por cima do goleiro Léo e o atinge, sem intenção, no rosto

Momento em que Fred toca por cima do goleiro Léo e o atinge, sem intenção, no rosto

No gol diante do Paraná Clube, Fred chegou ao 30º gol com a camisa do Atlético, isso em 51 partidas, praticamente num espaço de 12 meses prestando serviço no clube mineiro. Hoje, apenas Luan (37) e Robinho (32) tem mais gols pelo Galo no atual elenco. Porém, Fred não celebrou o tento, já que sabia ter atingido o rosto do goleiro Léo com o joelho. 

Imediatamente, o arqueiro paranista sai de campo, com o olho sangrando, e está até o momento internado num hospital da capital mineira. 

“Fiquei preocupado porque quando cavei, joguei a perna para frente e senti uma porrada no meu joelho. Se meu joelho doeu, já imaginei o impacto nele. Vi o olho fechado, me preocupei porque a região da cabeça é sempre um alerta”, disse Fred.

PÊNALTIS PERDIDOS
Na cavadinha em bela jogada de Cazares, Fred até poderia ter igualado os 36 gols de Romário. Isso porque, nesta trajetória de nove edições de Copa do Brasil disputadas, o camisa 9 chegou a perder dois pênaltis. Um pelo Cruzeiro, em 2005, contra o Santa Cruz (4×0 no Mineirão) e outro diante do Confiança-SE, em 2010, pelo Fluminense (1×1).

HOJE EM DIA

COMPARTILHAR