ITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Itabirano de 4 anos necessita de doação de sangue e plaquetas

Amigos e familiares do pequeno Miguel Pontes Cerceau, 4 anos, fazem campanha pelas redes sociais para encontrar doadores de sangue e de plaquetas. O garoto, filho dos itabiranos Rafael Cerceau e Fernanda Pontes, está internado no Hospital São Lucas, em Belo Horizonte, onde trata de leucemia. As doações podem ser feitas em qualquer hemocentro de Minas Gerais.

A doação de sangue pode ser feita por homens e mulheres, de qualquer tipo sanguíneo. Basta comparecer a qualquer hemocentro, com documento oficial, e informar que a destinação do material é o garoto Miguel Pontes Cerceau, além de citar o hospital que ele está internado. Esse procedimento é de extrema relevância, pois, do contrário, a unidade coletora pode enviar o sangue para outro local. Veja no fim do texto as principais orientações para os doadores.

Além do sangue, outra doação importante para o garoto Miguel é a de plaquetas. Neste caso, apenas homens, com RH positivo, podem contribuir. As restrições são as mesmas para a doação de sangue. O doador também não pode estar fazendo o uso de ácido acetilsalicílico (AAS), anti-inflamatórios e remédios para pressão, além de não poder ter recebido sangue anteriormente.


Outro pedido da família é que o doador, na hora do ato, peça ao hemocentro que faça o cadastro de sua medula. Se o material genético não puder ser usado pelo garoto Miguel, pode servir para outra pessoa que passe pelo mesmo tratamento.

Todas as informações sobre o precedimento de doação e endereços de hemocentros em Minas Gerais podem ser consultados pelo site do Hemominas: http://www.hemominas.mg.gov.br/ 

Confira regras para a doação de sangue:

COMPARTILHAR