Regulamento – 5º FESTIVAL DE PIPAS DE ITABIRA
INTRODUÇÃO
Criar e empinar pipas, além de ser uma importante ferramenta de lazer e recreação, é também uma poderosa ferramenta pedagógica podendo ser usada para ensinar meteorologia, artes plásticas, artesanato, comunicação visual, e até geografia e história. Ao fazer uma pipa trabalha-se também com os fatores psicomotores, destacando-se a lateralidade, coordenação visiomotora, esquemas corporais, equilíbrio, e as coordenações motoras, grossa e a fina.
A arte e a ciência de projetar, construir e empinar pipas envolve uma grande quantidade de conceitos matemáticos e físicos, é possível, por exemplo, calcular a altura exata da pipa utilizando fórmulas matemáticas. E ao tentar levantá-la, está aprendendo a força dos ventos, sabendo calcular a quantidade de linha necessária, o espaço necessário, e ainda por cima, estará praticando uma atividade física ao ar livre. Atividade esta que em muitos momentos cria-se a real sensação de voar junto com a pipa.
Voar… O homem desde os primórdios alimenta o desejo e curiosidade de arriscar-se ao ar, quem nunca olhou para o céu, para as nuvens e não se imaginou voando. Várias civilizações contavam histórias de pessoas dotadas de poderes que podiam voar, assim, muitos mitos e crenças foram surgindo e muitas pessoas acreditavam que, ao observarem os pássaros e ao imitassem seus gestos poderiam voar. Talvez seja esse motivo, que por volta de 300 a.c, os chineses inventaram a pipa, bem como, as técnicas para fazê-la “voar”.
Empinar pipas é uma sensação única de liberdade e harmonia com o Meio Ambiente que só não é melhor, devido ao fato que, na maioria das vezes, os pipeiros (aqueles que soltam pipas) não têm instruções, locais e materiais adequados para a prática segura de empinar as pipas. Uma realidade que, em muitos casos, acaba por trazer sérios danos para o Meio Ambiente e para as pessoas de um modo geral, devido principalmente ao uso criminoso das linhas cortantes com Cerol.
Neste contexto, os Festivais de Pipas, fornecem orientações sobre o uso de materiais adequados para a prática e confecção de pipas. Também, atua como ferramenta pedagógica em prol da construção de uma consciência ecológica voltada para a preservação e convivência harmoniosa com o Meio Ambiente.
OBJETIVO GERAL
O 5º Festival de Pipas de Itabira tem como finalidade incentivar a criação de pipas e despertar o lado infantil do participante ou “elevar” ainda mais o lado infantil dos adultos e crianças participantes. Busca-se também, o despertar de uma consciência ecológica, partindo de uma reflexão sobre a importância do uso de materiais adequados na criação das pipas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esclarecer, aos participantes, dos locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante (cerol);
Orientar o participante, sendo este criança, jovem ou adulto, sobre a importância do uso de material adequado para a criação das Pipas, pois o uso de materiais inadequados pode trazer sérios problemas para a natureza;
Integrar a família, pais e filhos, em uma atividade recreativa;
Viabilizar a integração social reunindo diversos segmentos da sociedade numa comunidade integrada para o mesmo fim;
Promover a ocupação do Pico do Amor e da Concha Acústica, com atividades lúdicas, culturais e recreativas;
Estimular a prática de atividades recreativas alternativas;
Oportunizar, a todos, momentos de interação social, lazer e recreação.
REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal de Itabira
COORDENAÇÃO
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude
APOIO
– Assessoria de Comunicação Social
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente
– CEMIG
DAS INSCRIÇÕES
A inscrição será feita em formulário próprio, na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude – SMELJ, a partir do dia 14 de agosto de 2017 e no local do evento, das 08:00 horas às 09:30 horas, da manhã do dia 27 de agosto de 2017 – “dia do evento”. O participante poderá inscrever apenas uma pipa em cada categoria, porém, a mesma pipa poderá participar de outra categoria desde que devidamente inscrita nesta. A participação será apenas na modalidade individual. Para as categorias “Maior e Menor Idade” o participante e/ou responsável deverá levar um documento de identidade para fins comprobatórios no dia do evento. Para a categoria “Destaque do 5º Festival de Pipas” não será feita inscrição, pois todas as pipas devidamente inscritas serão analisadas e consideradas, desde que tenha sido inscrita em pelo menos uma categoria qualquer no evento.
PÚBLICO ALVO
Todas as pessoas podem participar sem idade mínima ou máxima, desde que devidamente inscritas.
LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
O 5º Festival de Pipas de Itabira acontecerá no Pico do Amor e Memorial Carlos Drummond de Andrade, no dia 27 de agosto de 2017.
DA COMPETIÇÃO
a) Será formado um júri que escolherá as melhores pipas nas categorias estabelecidas;
b) as decisões da Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis;
c) as pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar;
d) para efeito de premiação, todas as pipas deverão subir e permanecer no ar por pelo menos 05 (cinco) minutos e no máximo 10 (dez) minutos;
e) a maior e a menor pipa também terão que voar, ainda que por um tempo menor que as outras.
DOS MATERIAS PARA CONFECÇÃO DAS PIPAS
Todas as pipas, papagaios, pandorgas, etc., deverão ser confeccionadas usando somente os materiais abaixo relacionados:
– Cola; folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; madeira; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural (não será permitida a linha de anzol ou nylon).
DAS DESCLASSIFICAÇÕES
Será desclassificado o concorrente que:
Laçar a pipa de outro concorrente;
Usar cerol, linha metálica ou material cortante;
Usar plástico, durex, fitas isolantes, ferros, alumínios;
Usar linha de anzol ou nylon;
Não colocar a pipa no ar em no máximo 04 (quatro) minutos, no momento o qual for a sua vez de competir;
Não recolher a pipa no tempo previsto;
Empinar a pipa fora do horário e local de apresentação;
Colocar em risco a integridade física de qualquer participante do evento.
CATEGORIAS
Engenhosidade;
Manobra;
Maior Pipa;
Menor Pipa;
Participante mais novo;
Participante de mais idade (idoso);
Destaque do 5º Festival de Pipas.
DOS REGULAMENTOS ESPECÍFICOS
Segue abaixo os regulamentos específicos de cada categoria:
Engenhosidade
Concorrem nesta categoria os modelos diferenciados de pipas que usem o princípio da criatividade e inovação para se sobressair das demais e que por sua estrutura aproveitem melhor o vento. Deve-se também levar em consideração o fator beleza que pode pesar em caso de empate, mas não é este o principal intuito desta categoria.
Manobra
Concorrem nesta categoria qualquer tipo de pipa, independente do tamanho, que realize as melhores manobras, levando em consideração a segurança do público.
Maior e menor idade
Concorre nesta categoria qualquer pessoa do sexo masculino e feminino, munido de documento de identificação, usando qualquer tipo de pipa, desde que consiga empinar sua pipa sozinho e que a faça ficar no ar por pelo menos 05 (cinco) minutos.
Maior Pipa
Concorrem nesta categoria somente pipas decoradas de papel de seda que pode ser forrada. Os juízes avaliarão a área encapada, a segurança com o público presente, as condições de vôo e a questão de confecção.
Menor Pipa
Concorrem nesta categoria somente pipas decoradas de papel de seda e com armação e que possuam condições de vôo, tamanho máximo 10x10cm.
Destaque do Festival de Pipas
Concorrem nesta categoria o participante e a sua pipa, ou seja, as pipas que se destacam das outras pipas, pelas suas engenhosidade, criatividades, beleza e manobras. E também será avaliado e considerado o participante e sua atuação ao manusear esta pipa.
PREMIAÇÃO
Engenhosidade:
– 1º lugar: Troféu
– 2º lugar: Troféu
Manobra:
– 1º lugar: Troféu
– 2º lugar: Troféu
Tamanho:
– Maior: Troféu
– Menor: Troféu
Idade:
– Mais Novo: Troféu
– Idoso: Troféu
Destaque do 5º Festival de Pipas: Troféu
CRONOGRAMA
Local: Pico do Amor
08:00 às 09:30 horas: Inscrições e Ativação do Hospital das Pipas;
09:30 às 10:00 horas: Palestra sobre a Pipa: “Brincando com Segurança”;
10:00 horas: Inicio das competições;
13:00 horas: Fim das competições (Apuração dos Resultados);
13:30: Cerimonial de Encerramento e Entrega das Premiações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O 5º Festival de Pipas de Itabira será organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude com apoio de outras Secretarias da cidade de Itabira. Haverá no espaço destinado à realização do evento o Hospital das Pipas, para aquelas pipas que porventura venham a sofrer algum dano antes do inicio das competições. Fica vedada a entrada no local de realização do evento, sob pena de apreensão, pipas confeccionadas usando plástico e linhas com Cerol. Esse evento visa à participação de todos, nos critérios estabelecidos nesse regulamento, com aceitação inclusive de brindes de colaboradores e apoiadores, ficando a cargo da comissão julgadora e/ou do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, decidir sobre quaisquer dúvidas e assuntos que porventura não estiverem contemplados no presente instrumento.
Angela Maria Campideles Martins
SECRETÁRIA ADJUNTA
Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira
Pipa siteSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE