ITABIRA E REGIÃO

Divulgação de vagas e distribuição de senhas terão novos horários no SINE

Após criticar duramente as longas filas do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itabira, alvo de inúmeras reclamações por parte dos desempregados do município, o vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região Paulo Soares de Souza (PRB) teve um retorno do que pode ser feito para acabar com estes problemas.

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos realizada nesta segunda-feira (6), a assessora parlamentar do vereador, a advogada Rosilene Félix, discutiu com o secretário medidas que podem acabar com as filas e principalmente auxiliar de forma mais efetiva os desempregados à conseguirem emprego.

Durante a reunião, Dom Carlos apresentou a assessora as principais medidas que deverão ser aplicadas já nos próximos dias, como forma de acabar com o problema que vem incomodando centenas de desempregados diariamente.

No plano de ação apresentado estão as seguintes medidas: 1) as empresas devem divulgar para o SINE as vagas até as 11h; 2) o SINE divulga estas vagas até as 12h; 3) senhas de atendimento será entregue durante o dia, na parte da tarde entre as 13h e 17h; 4) será programado/agendado seguro desemprego em horário diferente da entrega de senhas, para evitar acumulo de pessoas no mesmo local.

Estas ações, chamada de proposta piloto determina o prazo de até as 17h para realizar a triagem das vagas conforme solicitação da empresa.

“A reunião foi muito proveitosa. É uma reclamação constante dos desempregados e o vereador Paulo Soares tem levantado esta bandeira de defender o desempregado e principalmente garantir à eles uma vida digna. Sai da reunião com boas expectativas, o secretário nos garantiu que vai acompanhar o caso e desenvolver ações para que as pessoas parem de enfrentar longas filas em situações muitas vezes vergonhosas”, explicou Rosilene Félix.

Ainda de acordo com a assessora parlamentar o plano de ação deve sim causar mudanças, mas será acompanhado de perto pelo vereador e seu gabinete.

“Vamos verificar diariamente se a fila realmente vai diminuir, se os desempregados serão atendidos com mais respeito e principalmente se eles conseguirão ser contratados, pois não adianta nada todo este esforço se o objetivo principal não está sendo cumprido. Claro que a contratação depende das empresas, mas a forma com que os currículos chegam até elas é o que está nos importando no momento. Estamos acreditando que as mudanças serão feitas, depois de muita luta”, disse a assessora.

COMPARTILHAR