ITABIRA E REGIÃO

Anglo oferece 1% de reajuste e Metabase diz que proposta “é ridícula”

A direção do Sindicato Metabase de Itabira e Região rejeitou na manhã desta segunda-feira (30) a proposta de reajuste salarial feito pela Anglo American na terceira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. A mineradora ofereceu apenas 1% de aumento no salário e também no cartão alimentação.

Segundo o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, a proposta é “tão ruim que sequer será levada em assembleia”. A oferta da empresa foi duramente criticada pelos sindicalistas durante as negociações.

“Nós reprovamos a proposta ainda na mesa e deixamos claro que não vamos levar essa proposta aos trabalhadores, essa proposta é ridícula e em breve chamaremos uma assembleia para mobilização”, protestou o presidente do Metabase.

Segundo o diretor tesoureiro, Carlos Roberto Assis Ferreira “Carlão” a Anglo precisa ter mais atenção com os trabalhadores de Conceição do Mato Dentro.

“Uma atitude desrespeitosa após a terceira rodada de negociação, sabemos muito bem que os trabalhadores de Conceição está passando por uma situação financeira difícil e a Anglo precisa tratar as negociações com mais respeito”, reclamou o diretor.

Para o diretor de imprensa e comunicação do Metabase, Marcos dos Santos Oliveira “Marcão” a direção da Anglo está aproveitando do momento econômico atual.

“Vergonhosa essa proposta. A Anglo está aproveitando o momento de uma inflação baixa, uma inflação que não corresponde com a realidade, causada pela falta de emprego e pela recessão. Agora, apresentar uma proposta de 1% já é demais, jamais vamos apresentar ao trabalhador uma proposta tão ridícula”, afirmou o diretor.

Pauta- O Metabase cobrou da empresa o reajuste salarial corrigido com base na inflação segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os dias 1º de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2016, além do ganho real de 5%. Já o cartão alimentação, o Metabase cobrou o repasse de R$ 700,00 mensais e um crédito adicional no mesmo valor, a ser pago em dezembro deste ano. Quanto ao piso salarial, a proposta entregue a empresa cobra o valor de R$ 2.500,00.

COMPARTILHAR