GERALITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Aplicativo traz informações para quem vive próximo de mineradoras, barragens e hidrelétricas

Foto arquivo – Itabira Notícia

Pessoas que vivem ou trabalham nas proximidades de minerações, barragens ou represas hidrelétricas já podem instalar um aplicativo que monitora esses terrenos em tempo real e fornece informações de segurança para as comunidades do entorno.

O aplicativo, chamado “Prox”, é resultado de uma parceria da Cemig com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e contou com o apoio da Mining Hub e de várias empresas do setor. O lançamento foi foi realizado na tarde desta quinta-feira (17). A ferramenta está disponível gratuitamente para celulares Android ou iOS.

Por meio do GPS (localização geográfica) dos usuários, o Prox pretende facilitar o acesso das pessoas a informações reais sobre a segurança das barragens e demais empreendimentos, evitando a disseminação de “fake news” e facilitando o acesso à informações seguras sobre rotas de fuga e o contato imediato com a Defesa Civil, Bombeiros e serviços de atendimento de emergência de cada localidade.

De acordo com o presidente do Ibram, Raul Jungmann, as maiores empresas do setor aderiram ao projeto. Atualmente são 11 mineradoras cadastradas. Para ele, o desafio é estimular outras pessoas e empresas a aderirem ao aplicativo. “O custo para adesão – seja de empresa ou pessoa – é zero. A partir de agora, as pessoas podem ter acesso a informações seguras. É possível saber se está em uma área de risco, receber orientações e ter acesso direto às empresas e à Defesa Civil”, destacou.

Apesar de ter sido criado em Minas Gerais, com testes realizados em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Metropolitana, o aplicativo traz dados e informações de todo o país.

Segundo o vice-prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Leandro de Castro, a escolha da cidade para ajudar no processo de elaboração e aprimoramento do app se deu após os problemas de inundação enfrentados no local. O Prox seria uma alternativa que fornece informações precisas para agir previamente e evitar danos maiores. “O aplicativo democratiza o acesso de todos aos dados da mineração e é uma forma de diminuir o risco de perdas de vida”, salientou o político.

A cerimônia de lançamento do app contou com mensagens enviadas pelo governador Romeu Zema (Novo) e do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Para o governador mineiro, o aplicativo é uma ferramenta indispensável para a manutenção da segurança da mineração no Estado.

O ministro Sachsida destacou o papel do Prox em disseminar informações confiáveis. “Ele é alimentado com informações da Agência Nacional de Mineração e do Serviço Geológico do Brasil. “É um verdadeiro serviço público e mostra que a iniciativa privada e a administração pública podem trabalhar juntos”, destacou.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR