GERALITABIRA E REGIÃO

Após dois anos, Parada LGBT volta às ruas de BH neste domingo; concentração na Praça da Estação

Após passar dois anos sem ser realizada, devido à pandemia de Covid-19, acontece neste domingo (6) a 23ª edição da Parada Oficial do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. O público deve se concentrar a partir das 11h na Praça da Estação, na região Central da capital.

Por meio das redes sociais, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) informou que o tema deste ano é “Orgulho de Ser. Resistir para Vencer” e fez questão de pontuar que o evento “é muito mais do que um dia de festa”.

Também pelas mídias sociais o público pode conferir a programação cultural com a lista dos artistas que vão se apresentar no evento.

“É uma reivindicação da comunidade pelo direito de ser quem é, é posicionar que existimos em uma sociedade cada vez mais conservadora e contrária à diversidade. A Parada LGBT é um momento de expressão de força, luta e resistência”, afirmou a organização do evento.

A edição anterior à pandemia ocorreu em julho de 2019, quando também bateu um recorde de público. Com o tema “Não aos Retrocessos! Revivendo Stonewall”, o Cellos-MG afirmou que cerca de 250 mil pessoas compareceram ao evento, superando a expectativa para aquele ano, que era de 200 mil.

“As paradas LGBTQIA+ geralmente ocorrem entre os meses de junho e julho pela proximidade com a data da Rebelião de Stonewall, que também marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho)”, explicou.

Em Belo Horizonte, entretanto, a data ficou marcada para novembro por conta das preocupações em relação ao possível aumento dos índices de transmissão da Covid19 e da gripe na capital mineira.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR