GERALSAÚDE

Bombeiros retomam buscas por dois desaparecidos após tromba d’água em cachoeira no Sul de Minas

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta segunda-feira (24) as buscas por dois homens que desapareceram após uma tromba d’água numa cachoeira em São João Batista do Glória, no Sul de Minas, no sábado (22). Um deles fazia parte de um grupo que fazia rapel na Cachoeira do Zé Pereira e o outro nadava no local.

Na manhã de domingo (23), o corpo de uma mulher foi encontrado. No início da tarde, os corpos de mais uma mulher e dois homens foram localizados. As buscas de domingo tiveram que ser encerradas por volta das 17h por causa do mau tempo – e outra chuva forte poderia colocar os bombeiros em risco.

São Roque de Minas

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a mesma tromba d’água que atingiu São João Batista do Glória deixou mais duas outras vítimas em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste do Estado.

Os dois corpos, ambos femininos, foram localizados por moradores das redondezas e a Polícia Militar ficou encarregada da ocorrência. Totalizam-se, assim, oito vítimas da forte chuva nessa região: seis mortos e dois desaparecidos.

Cuidados

No período de calor e férias, o número de afogamentos tende a aumentar em Minas Gerais, especialmente em regiões com cachoeiras e represas. Para que os acidentes não aconteçam é importante tomar alguns cuidados:

– Não faça uso de bebida alcoólica enquanto estiver em cachoeiras ou represas. Isso leva a um “abuso da autoconfiança” e falta de acompanhamento das crianças que estão em sua companhia;

– Observe bem o local antes de entrar na água. Nunca entre na água de uma vez e respeite o limite que molhe apenas até a altura do joelho;

– Fique atento às chuvas, pois trombas d’água são frequentes nessa época do ano e elas aumentam o fluxo de cachoeiras de repente;

– Não mergulhe em áreas que não conhece. As águas dos rios em Minas têm um tom escuro e impedem que o banhista veja as pedras;

– Caso presencie um afogamento, não se arrisque para salvar uma vida, se não for preparado para isso. Chame os bombeiros pelo 193 e jogue algo em que a pessoa possa se segurar.

HOJE EM DIA

COMPARTILHAR