ECONOMIAITABIRA E REGIÃO

Busca por diversificação – Convidado a evento internacional de shopping centers, município mostra potenciais a investidores do setor

Construtoras de shopping centers de Belo Horizonte e São Paulo manifestaram interesse em conhecer o mercado de Itabira e discutir investimentos. Também acenou ao município a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As conexões com investidores, que se revelam promissoras, surgiram em agenda onde representantes da Prefeitura de Itabira estiveram na última semana: o 15º Congresso Internacional de Shoppings Centers, realizado na capital paulista.

O convite para que a cidade participasse do evento veio de quem o faz, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que forneceu estande e infraestrutura sem custos. A Abrasce avistou Itabira após pesquisa nacional de mercado que revelou oito territórios com potencial econômico para se investir no ramo. O levantamento sinalizou duas cidades mineiras com essa aptidão; a segunda foi Conselheiro Lafaiete.

O Congresso, concomitante à Exposhopping, ocorreu entre 14 e 16 de agosto, no pavilhão São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes. Mais de 80 expositores estiveram por lá – em sua maioria do setor privado – com estimativa de 15 mil visitantes.

Potencialidades

O convite foi vitrine para o município, que busca vias à diversificação econômica, entende José Don Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

No estande, a comitiva itabirana apresentou cenários além da mineração e potenciais à atração de investimentos: comércio pulsante, distritos industriais com produção a todo vapor, agronegócio forte e em franco crescimento, estímulo às startups, polo acadêmico com gigantes da Educação e uma das melhores universidades do mundo (Unifei, segundo ranking da Times Higher Education), entre outros.

“Vendemos além do potencial econômico de Itabira, o potencial turístico da cidade. Foi plantada uma semente. O que fizemos foi abrir portas a investimentos e estabelecer uma interlocução com empreendedores”, cita José Don Carlos.

Conexões

Após a exposição, executivos de duas construtoras de shopping centers mantêm diálogo com a SMDECTIT e planejam visita à cidade, informou Don Carlos. De acordo com a Abrasce, o mercado de shopping centers no país reúne 571 shoppings em operação e faturou R$ 167,7 bilhões em 2017.

A ABDI, por sua vez, quer incluir o município em programa de matriz tecnológica com foco no comércio. A costura da iniciativa deve ocorrer à frente.

As conexões também foram favoráveis entre representantes de cidades brasileiras que expuseram na Exposhopping, abrindo portas a parcerias, importação e exportação de iniciativas públicas. “Ocorreu um intercâmbio de ideias e projetos. Montamos inclusive um grupo de diálogo com representantes das cidades convidadas à exposição”, destacou o titular da SMDECTIT.

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