Caeté decreta emergência após temporal com granizo; cidades da Grande BH contabilizam estragos
A cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade nessa quarta-feira (29). Nas primeiras horas desta quinta-feira (30), os moradores ainda contabilizam os estragos. Várias árvores caíram e imóveis tiveram os telhados destruídos devido ao granizo.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Caeté, 200 famílias estão desalojadas. Mais de 2 mil casas ficaram completamente danificadas por causa da tempestade. “Mais de 70% das escolas municipais não tem condições de funcionamento devido aos danos causados pela chuva. Há ainda dois centros de saúde que ficaram com a estrutura comprometida. Muitos funcionários da prefeitura também perderam tudo na chuva”, conta o secretário municipal de Obras, Júlio César Batista.
Pelo menos três bairros da cidade estão em situação crítica: São Geraldo, Catita, Emboabas. Nesses locais, muitas residências ficaram danificadas. Houve ainda queda de árvores e as regiões ficaram sem energia elétrica. O serviço ainda está sendo normalizado pelas equipes da Cemig.
Para atender à população afetada, a prefeitura montou um Centro de Controle e Comando no Ginásio Poliesportivo da cidade para contabilizar os estragos. No local é possível pegar alimentos, colções e lonas.
Mais estragos
Em Pedro Leopoldo, também na Grande BH, ao menos 30 famílias ficaram desalojadas e estão abrigadas em casas de parentes e amigos. A prefeitura disponibilizou uma escola municipal para dar suporte as famílias que necessitarem.
Por causa da tempestade, três escolas tiveram as atividades suspensas. “Essas escolas ficaram com os telhados danificados por causa da chuva. Ainda há muitas árvores caídas, mas nenhuma obstruindo as vias públicas”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dênis Aparecido Valério.
A Prefeitura de Pedro Leopoldo está em situação de alerta. “Recebemos o alerta do granizo na quarta-feira. Há previsão de mais chuva para a região e por causa dos estragos desse temporal, estamos em alerta para atendimento à população”, esclarece Dênis Valério.
Em Ribeirão das Neves os ventos chegaram a 75 quilômetros por hora. Unidades de saúde ficaram danificadas devido o temporal de granizo. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalham na retirada de árvores das vias públicas.
Vários imóveis tiveram os telhados danificados pelo granizo ou arrancados devido a força dos ventos.
HOJE EM DIA