ITABIRA E REGIÃO

Causa animal ganha força: mutirão de castração vai atender 200 animais em Itabira

Esterilização de cães e gatos acontecerá entre os dias 16 e 19 de janeiro no estacionamento da Câmara Municipal

Um mutirão de castração de cães e gatos, intermediado pelo vereador Neidson Dias Freitas (PP), vai atender 200 animais entre os dias 16 e 19 de janeiro, em Itabira. A força-tarefa é resultado de uma parceria entre o presidente Neidson, o deputado estadual Noraldino Júnior, as ONGs Ajuda e Ampari e a Prefeitura. Tanto os animais de rua quanto os domiciliados serão esterilizados, seguindo a ordem de um cadastramento prévio.

A base do castramóvel, veículo adaptado e munido de equipamentos cirúrgicos, será o estacionamento da Câmara Municipal de Itabira. De acordo com o vereador Neidson Freitas, o mutirão é uma ação efetiva de controle ao crescimento populacional dos animais no município. “Os cães que estão nas ruas passando fome, doentes e sendo maltratados vieram de uma residência. Essa parceria que firmamos com o deputado Noraldino busca atacar a origem do problema, castrando não só os cães de rua como os domiciliados, evitando a procriação indesejada. Esta é mais uma ação da nossa campanha em favor do bem-estar animal”, afirmou Neidson.

De acordo com a diretora da Ampari, Kelley de Pinho, os cães e gatos de rua serão castrados de acordo com a quantidade de lares temporários. Segundo ela, eles precisam de cuidados por aproximadamente 15 dias após a esterilização. “Temos alguns ‘protetores independentes’ que estão nos ajudando a conseguir lares temporários para o pós-operatório. Nossa expectativa é que parte dos animais seja adotada após o período de cuidados”, afirmou.

A equipe do castramóvel, que faz mutirões em outras cidades de Minas Gerais, é composta por sete profissionais, entre médicos veterinários e auxiliares. A Ampari busca mais seis voluntários de Itabira para ajudar nos trabalhos entre os dias 16 e 19 de janeiro.

Orientações

Para participar do mutirão, além do cadastro prévio, o animal precisa estar em jejum de pelo menos oito horas. Os gatos devem ser levados em uma caixa e os cães e cadelas em uma coleira com guia. A equipe da Ampari pede ainda que os donos levem uma mantilha para aquecer os bichos após o procedimento cirúrgico. No caso dos cachorros, é importante ainda um colar em formato de cone para evitar que interfiram na cirurgia.

Restam poucas vagas para o mutirão deste mês. Quem tiver interesse em cadastrar seu animal pode ligar para o Departamento de Zoonozes da Prefeitura de Itabira, pelo telefone (31) 3839-2643.

COMPARTILHAR