GERALITABIRA E REGIÃO

Com afastamento do Diretor de Arbitragem, Lifa trará árbitros da Federação Mineira de Futebol e CBF

A diretoria da Liga Itabirana de Futebol Amador, após reunião com o diretor de arbitragem, Denis Lopes, não se convenceu com os argumentos do responsável pela arbitragem, o que ocasionou com o seu pedido de afastamento. “Não dava para confiar se iriam comparecer nos jogos finais”, disse o Ricardo de Freitas, presidente da entidade. A reunião aconteceu na sede da Lifa e teve como objetivo levantar informações sobre a não participação dos árbitros na rodada dos jogos dos times do Principal do Campeonato Amador, o que ocasionou a suspensão do evento que iria definir os finalistas da competição.

De acordo com Ricardo, o diretor alegou “falta de segurança” nos campos, o que desagradou o presidente: “Temos dois seguranças em todos os jogos e que são orientados, em caso de algum incidente, comunicar imediatamente a Polícia Militar”. Realizamos a Copa Luiz Miranda, o Campeonato Sub-20 e o Distrital; não houve nenhuma ocorrência durante estes jogos. Todos dentro da mais absoluta normalidade e tranquilidade. Não há motivos para esse alvoroço todo da arbitragem”. Ainda de acordo com Ricardo, a agressão do jogador foi depois do jogo, um fato isolado: “Ouvimos o jogador e o presidente do Clube Santa Maria, nenhum deles concordou com as agressões e o jogador se disse arrependido do ato. Disse que agiu de cabeça quente e repito, está arrependido”.

O presidente afirmou que não irá admitir chantagens com a instituição e que, conforme disse em recente entrevista, percebeu que o diretor fez este movimento por pura perseguição ao seu mandato: “Estamos realizando um campeonato vencedor. Além de todos os benefícios que os clubes têm, cada árbitro recebe R$170,00 por jogo e há casos que participam de duas partidas, o que eleva seus honorários para R$340,00, ou seja, em dois finais de semana recebem mais de meio salário mínimo. Pergunto: tá ruim? O que ele (Denis Lopes) quer mais?”, questionou.

Durante a reunião o diretor de arbitragem reafirmou que não estava se sentindo seguro para “apitar” os jogos finais, o que ocasionou a interrupção do campeonato. O Diretor Secretário da Lifa, Silvio Andrade denunciou: “Vejo tudo isso como uma grande hipocrisia. Estive no final de semana em alguns campos e percebi que estes mesmos árbitros que alegavam a tal “falta de segurança”, estavam apitando jogos de campeonatos alternativos, sem um segurança sequer nos campos e muito menos a presença da Polícia Militar. O diretor não nos convenceu e não nos deixou outra alternativa a não ser o seu pedido de afastamento, o que foi prontamente aceito”.

Árbitros federados.

A Lifa entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol que garantiu o envio de árbitros. De acordo com o presidente, são juízes que conduzem jogos de times e campeonatos profissionais, que vão trazer mais segurança aos jogadores e obviamente, mais qualidade à arbitragem na reta final do Campeonato Amador. Não está descartada a possibilidade de um árbitro da CBF para apitar a grande final programada para o estádio Israel Pinheiro: “A Lifa está mais unida que nunca. Estamos trabalhando para termos o melhor campeonato de todos os tempos conforme solicitação do Prefeito Marco Antônio Lage e estamos realizando. Não será chantagem ou um fato isolado, ocorrido depois de um jogo de futebol que irá manchar nosso Campeonato. A nossa responsabilidade em levar as famílias para os campos é enorme e continuaremos firmes neste propósito. A população itabirana pode ficar tranquila que estamos trabalhando intensamente para que tudo ocorra bem, como está acontecendo.

Benefícios aos clubes.Os clubes que disputam o Master e Principal receberam três jogos completos de uniformes e cinco bolas de futebol. Uma empresa é responsável pela higienização dos vestiários e marcação (linhas) dos campos de futebol. Insumos para lavagem dos uniformes serão entregues, já que a Lifa não possui lavanderia. Por meio de parceria com a Prefeitura, os campos receberam areia, adubação e irrigação, revitalizando o gramado e possibilitando a realização dos jogos.

COMPARTILHAR