Comunicado ACITA – Comércio de rua deve se manter fechado segundo decreto do Governador entenda:
Comunicado Acita (COVID-19)
Estabelecimentos comerciais de Minas devem ficar fechados a partir de segunda-feira
A partir de segunda-feira (23), todos os estabelecimentos comerciais do Estado devem ficar fechados, com exceção dos considerados essenciais. A medida vale para os 853 municípios mineiros e faz parte de mais uma ação do Governo para combater a disseminação do coronavírus – COVID-19. O Decreto foi publicado pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na última sexta-feira (20) e sobrepõe ao Decreto do prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, que autorizava a abertura do comércio de rua em Itabira.
Minas Gerais entrou em estado de calamidade pública e passa a adotar medidas mais severas no combate à proliferação do vírus que já é considerado de transmissão comunitária, quando não sabe de onde é a origem.
Só poderão ficar abertos os comércios que vendem produtos ou prestam serviços de extrema necessidade, como: padarias, supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais e outros serviços de saúde.
De acordo com o decreto outras medidas também serão tomadas como o fechamento das fronteiras de Minas Gerais para o transporte de passageiros de ônibus e de trens, além do fechamento de todas as escolas da rede estadual.
A Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira orienta a todos os associados a manterem as portas fechadas neste período de exclusão social temporário. O fechamento do comércio se faz necessário para diminuir os riscos de contágio do coronavírus.
É necessário manter a calma e procurar formas criativas de atendimento ao cliente como a utilização das redes sociais e internet, as entregas podem ser feitas em domicilio.
O prazo para as medidas anunciadas deve vigorar até o dia 10 de abril, podendo ser prorrogado, caso o índice de contaminação pelo coronavírus no estado esteja em expansão.