GERALITABIRA E REGIÃO

Concentração e agilidade: professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 farão mais uma maratona de provas neste domingo (20) em todo o país. Nesse segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (biologia, física e química), matérias que exigem ainda mais concentração dos participantes, conforme avaliam educadores. 

O professor e coordenador do Pré-Enem das Faculdades Promove, José Eustáquio Simões, reforça que a prova demanda “exatidão”, ao contrário das de ciências humanas e linguagens, que requerem mais interpretação. Por isso, o aluno que estudou e treinou com maior frequência pode se sair melhor. 

“As ciências exatas focam na matemática e em todas as suas correlatas, usadas para resolver problemas diversos. Em síntese, as ciências exatas exigem treino, treino, treino e grande capacidade de concentração. E as ciências humanas exigem leitura, leitura, leitura e grande poder de síntese”, explica.

Para o professor, o aluno deve começar o teste pelas questões que lhe trazem maior “conforto” por já conhecer a área de estudo. “O candidato tem de agir de acordo com suas características, começar pelo que tem mais facilidade pode dar a sensação de conforto por estar se saindo bem e facilitar na hora de fazer as questões mais desconfortáveis”, aconselha. 

O candidato que não souber uma questão deve evitar perder tempo. “Estas devem ser deixadas para trás, pois podem tomar um tempo importante e sem perspectiva de acerto. Responda às que têm certeza e depois uma a uma as que têm dificuldade, sem gastar tempo com as que tem certeza que não sabe. Estas são as do ‘chute’”, conta. 

Já sobre as temidas “pegadinhas”, usualmente apontadas em questões de lógica, o professor aconselha ler o enunciado com calma e concentração.

“O que os alunos chamam de ‘pegadinha’ são situações colocadas na prova para avaliar o grau de atenção. Para questões de lógica, cada palavra da questão tem de ser muito bem avaliada, e são características que podem separar, no futuro, um profissional atento aos detalhes dos desatentos, e isto afeta de forma profunda o profissional no mercado de trabalho”, pontua. 

Concentração, cálculos e maior tempo 

Coordenador do Pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires alerta que a prova deste domingo tem textos menores, mas que a resolução dos cálculos pode demorar mais. Por isso, saber administrar o tempo é fundamental. 

“A concentração é grande, ele não pode se distrair durante a resolução. Às vezes, as questões pedem raciocínios que tenham dois, três cálculos consecutivos”, explica.

“No segundo dia, o aluno tem meia hora a menos, mas, ao invés de três provas, ele tem apenas duas para fazer. Então, ele ganha um pouco mais de tempo por questão. Mas é preciso estar atento para não se perder nos cálculos. De modo geral, a prova requer do aluno interpretação de gráficos, tabelas, dados, diagramas… muita coisa que não aparece na primeira prova”, acrescenta o coordenador do Pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires. 

Nesse domingo, mais de 295 mil candidatos mineiros participam do segundo dia de maratona do Enem 2022.

Horários – de acordo com horário de Brasília 

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h
  • Término das provas 1º dia: 18h30

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR