GERALITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Crianças de 9 a 14 anos devem se vacinar contra HPV

Vacinação está disponível no SUS

Uma quebra de tabu pode salvar vidas! Para muitos pais e responsáveis quando o assunto é ‘educação sexual’, há sempre uma dificuldade. Porém, esta simples conversa pode evitar com que doenças sexualmente transmissíveis, como a Papilomavírus Humano, mais conhecida como HPV, esteja presente na vida do adolescente.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, é importante vacinar os pré-adolescentes entre 9 e 14 anos. Nesta fase eles ainda não iniciaram a vida sexual. O imunizante esta disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser aplicado nos postos de saúde. Anteriormente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) estabelecia a proteção para meninos de 11 a 14 anos, enquanto para as meninas já era determinado que a vacinação ocorresse de 9 a 14 anos.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, explicou sobre a ampliação da faixa etária.

“A ampliação da faixa etária para o sexo masculino dá continuidade à oferta gradativa desse imunobiológico, já proposta em 2014, igualando a recomendação já em curso para as meninas na faixa etária de 9 a 14 anos”, disse Josianne.

Em Minas Gerais 4.075.582 crianças e adolescentes estão imunizadas com a primeira dose e 2.385.537 que recebam a segunda dose. Além de, 66,12% de meninas se vacinaram contra a doença e apenas 54,27% dos meninos tomaram a vacina. Esses números preocupam o Ministério da Saúde, pois está abaixo do recomendo pela Instituição, que é de 80%.

A doença:

A HPV, ou Papilomavírus Humano é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O vírus atinge a pele e as mucosas e ela pode ocasionar doenças como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais. No Brasil estima-se que 9 a 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam.

Fonte: Amirt

COMPARTILHAR