Danças urbanas movimentam o Memorial Vale
O “The Flow Danças Urbanas” chega para mais uma edição. Dessa vez no Memorial Vale no sábado (09/12), às 13h. O evento, que propõe vivências em danças urbanas, vai contar com uma Batalha Open Styles. O projeto é idealizado pelo dançarino Warley Martins e, desde 2018, promove ações voltadas à cultura Hip Hop visando abrir espaço para praticantes, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo equilibrado entre profissionais da dança e iniciantes que queiram vivenciar a dança. “The Flow Danças Urbanas” integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance. Para participar é preciso se inscrever no site www.memorialvale.com.br (vagas limitadas).
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.
O evento “The Flow Danças Urbanas” surgiu para proporcionar vivências dentro das danças americanas popularmente conhecidas como Street Dances, danças de rua ou urbanas, nascidas e naturalmente desenvolvidas nas comunidades de bairros como o Bronx na década de 70, dando início a um estilo de vida popularmente e posteriormente batizado como Hip Hop. O projeto promove ações voltadas à essa cultura através das batalhas de danças urbanas visando abrir espaço para dançarinos, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo tanto de profissionais conhecidos como de iniciantes que queiram experienciar a cultura urbana.
Com diversas edições concluídas – sendo uma dentro da Virada Cultural de Belo Horizonte em 2022 e uma pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Terça na Dança do Teatro Marília em 2023 – o projeto busca propagar a cultura do Hip Hop através da Cultura de Batalha de Danças, Cyphers (rodas livres de danças) e aulas com profissionais que possam levar ao público uma visão profissional da dança de modo que a mesma não seja vista apenas como hobby, mas também como possibilidade de trabalho com qualidade profissional e crescimento.
Idealizado pelo dançarino Warley Martins, professor no Projeto Escola Integrada e no Espaço Fábrica de Arte Cultura do Guetto, além de integrante da Cia. Laia de Danças, o evento conta com equipe artística e de produção ativa na cultura das danças Urbanas de BH: DJ Poetry e Capone MC, figuras cativas na rua Sapucaí onde tocam em muitos eventos; a professora de Danças Urbanas, Fabiana Santos; Amanda Pontes, ex-dançarina da Laia Cia de Danças Urbanas, com passagens pela Jazz e Dança contemporânea, Cia Fusion de Danças Urbanas, APPA Arte Cultura e Festival Cura e Fábrica de Graffiti.
Serviço:
The Flow Danças Urbanas
Data/horário: sábado (09/12), às 13h
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.