“Dia de Campo” propõe oportunidades de mercado para produtores rurais de Itabira por meio da fruticultura
A Fazenda São Lourenço, em Itabira, foi palco para a primeira edição do “Dia de Campo”. O evento reuniu produtores rurais e apresentou novas oportunidades de negócios com a fruticultura, ramo da agricultura que se dedica especificamente às plantações de frutíferas. Com inscrições gratuitas, cerca de 80 pessoas participaram do evento.
O Dia de Campo discutiu as potencialidades e os desafios do cultivo de frutíferas, além de técnicas para manutenção de um pomar.
Um dos destaques foi a participação do médico-cirurgião Helvécio Tales Teixeira, amante do mundo dos vinhos e que hoje produz três marcas diferentes em Bom Jesus do Amparo a partir da própria plantação. Ele relatou toda a trajetória no campo, destacou técnicas utilizadas e incentivou os participantes para que sigam na produção de vinhos.
“A fruticultura é uma excelente oportunidade e economicamente viável, como vimos aqui durante este primeiro Dia de Campo. Sem dúvidas, um excelente momento para trocarmos ideias e compartilharmos iniciativas. Na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento existem várias ações de apoio ao produtor rural , podendo citar algumas delas, como patrulha agrícola, implantação de agroindústrias, aquisição, captação e distribuição de alimentos através do banco de alimentos e a assistência técnica aos agricultores”, disse o secretário Rupert Barros.
Ainda durante o evento, os produtores, além da participação nas palestras, visitaram os plantios de videiras, goiabeiras e bananeiras, cultivadas na Fazenda São Lourenço.
“A secretaria continua a disposição dos produtores para dúvidas e orientações quanto a implantação e manejo de frutíferas em suas propriedades”, completa o secretário.