Dicas de Coaching –Sabem por que nossos projetos do início do ano não saem do papel?
Promessas de fim de ano
Sabem por que nossos projetos do início do ano não saem do papel?
Muitas pessoas deixam de planejar e escrever seus objetivos, porque quando chegam ao final do ano e vão fazer um balanço dos resultados alcançados, simplesmente se deparam com uma total falta de resultados!
Mas, por que isso acontece?
Podem ser vários os motivos, mas os dois principais são:
· falta de clareza na hora de definir o que realmente se quer e;
· falta de um motivo, uma razão bem forte para a realização dos objetivos a que se propuseram.
É fato já conhecido de estudiosos que a maioria das pessoas, em torno de 80%, não sabe especificamente o que quer, muitas vezes, sabem o que não querem. Nosso cérebro identifica o “não quero isso para mim” como “é isso o que quero para mim”!
Então, formular os objetivos de forma positiva já é um grande passo, colocá-los no papel e deixar visível, também ajuda bastante!
Porém, não ter um motivo, uma razão forte, que poderá sustentar suas ações em direção ao seu objetivo faz com que você mude o foco, no primeiro obstáculo, para outra coisa, outra atividade. Como as opções são muitas e tudo muda muito rápido, se torna fácil mudar de planos sempre que um começa a emperrar!
Como posso mudar meu comportamento, para um comportamento mais assertivo?
Sempre escreva seus objetivos, deixe bem claro para você o que realmente quer, em seguida, coloque na frente a razão, o real motivo de alcançar esse objetivo. Se não sabe a verdadeira razão, pense no que ganhará, o que obterá ao alcançar determinada coisa, como irá se sentir, quais os benefícios na sua vida e de outras pessoas.
Se você já sabe quais os valores permeiam sua vida, você pode associar seus ganhos aos seus valores e verificar se estão congruentes. Acredite, se existem valores fortes que te motivam vai dar certo!
E, se mesmo tendo clareza, sabendo os motivos e conhecendo os valores a pessoa não consegue entrar em ação?
Aí está na hora de identificar o que está sabotando seus planos!
No coaching, identificamos sabotadores de dor e sabotadores de prazer. Os de dor estão associados com algo que tenha medo de fazer que irá gerar dor para a pessoa, por exemplo, medo de falar em público, medo de não alcançar o objetivo, medo de se expor.
Já os sabotadores de prazer são aqueles que de alguma forma trazem satisfação, por exemplo, a pessoa é a queridinha de todo mundo, é o amigo de todas as horas, se o objetivo faz com que essa situação mude, ela terá que sair da sua zona de conforto e sustentar suas opiniões, ter uma postura mais realista e não a de “coleguinha”.
Na verdade, todo objetivo, de alguma forma, gera perdas e nem todo mundo sabe lidar com essas perdas.
Aí surge a grande questão: definir o que é mais importante: o que vou perder se alcançar o meu objetivo ou o que vou ganhar se realizar o meu objetivo? Lembrando que muitas das vezes as perdas são apenas percepções.
Como minimizar esses sabotadores? Só você sabe a sua resposta! Procure dentro de si!
Teria mais algum passo para facilitar essa conquista?
1. Traçar um plano com as estratégias, ou seja, quais as formas, os meios de atingir esse objetivo.
2. Relacionar quais as ações que serão necessárias, o passo a passo, lembrando que o primeiro passo é o mais importante, pois é ele que gera a clareza dos pontos sequenciais.
3. Verificar quais são os recursos de que dispões: habilidades, conhecimentos, pessoas. Tudo o que você irá precisar!
Observe que é um processo que toma tempo, mas se bem feito gera resultados, assim como confiança para pensar ainda maior. Atingir metas cada vez mais ousadas!
As pessoas que sabem se organizar e planejar são aquelas que mais realizam em suas vidas.
Surge, então, a pergunta que não quer calar: quem você quer ser na sua vida: ator ou diretor?
PILAR