Diretor clínico do HNSD ministra palestra em evento de ortopedia mineiro, com destaque em todo o Brasil
O diretor clínico do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), o médico Edson Pereira de Lima, foi um dos palestrantes do 30º Encontro do Centro de Estudos do Professor José Henrique da Matta Machado (JHMM) e Simpósio Internacional de Trauma Ortopédico, realizado no último final de semana no Tauá Resort Hotel, em Caeté. O ortopedista foi convidado para falar sobre o tema “Perspectivas da medicina hiperbárica para a reconstrução de membros”.
O evento é considerado um dos mais importantes da ortopedia mineira e reúne os principais profissionais da área para a discussão de temas da prática da ortopedia e de casos científicos. O evento contou com a participação de mais de 200 ortopedistas, não só de Minas Gerais, mas de outros estados brasileiros.
Segundo o diretor clínico, o convite para palestrar no evento foi uma maneira de projetar a medicina itabirana e também o HNSD em nível estadual e nacional. Sobre o tema abordado, Edson Lima destacou a metodologia hiperbárica no tratamento de traumas e apresentou os bons resultados alcançados em Itabira.
“A técnica diminui o tempo de internação e de cirurgias e aumenta as chances de salvamento dos membros evitando as amputações. Os centros de feridas existem só nos grandes centros de saúde e Itabira se destaca por ser uma cidade de médio porte que conta com essa tecnologia, então fui convidado para falar sobre isso”, contou o médico.
JHMM- O professor José Henrique Godoy da Matta Machado foi professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG. Nasceu em Diamantina, mudou-se para Belo Horizonte ainda criança e formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudou ortopedia nos Estados Unidos e retornou a Belo Horizonte, onde foi pioneiro na área.
Criou a primeira residência da sua especialidade em Minas Gerais, no Hospital da Baleia. Na UFMG atuou como professor da Faculdade de Medicina e foi chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia na década de 60.