Duas barragens de rejeitos da Vale em Minas saem da situação de emergência
Em comunicado a mineradora Vale informou que duas barragens deixaram o status de emergência e estão com segurança e estabilidade atestadas.
Segundo a empresa, as barragens Área IX, em Ouro Preto, na região Central, e Capitão do Mato, em Nova Lima, na Grande BH, obtiveram a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva da Agência Nacional de Mineração (ANM). Elas também tiveram o nível de emergência alterado para baixo nesta semana. Ao todo, 10 barragens da Vale deixaram o nível de emergência desde o início de 2022.
Área IX
A barragem Área IX, localizada na mina Fábrica, em Ouro Preto, segundo a mineradora, passou por investigação geológica-geotécnica e recebeu instrumentação complementar para seu monitoramento, o que confirmou as condições de estabilidade e viabilizou a obtenção da DCE e a redução do nível de emergência. A estrutura contém cerca de 768 mil m³ de rejeitos e é uma das 30 a montante da empresa que fazem parte do Programa de Descaracterização
Capitão do Mato
Localizada na mina Capitão do Mato, em Nova Lima, a barragem contém aproximadamente 1,8 milhão de m³ de sedimentos. A região da ombreira direita (terreno natural) da estrutura recebeu obras de estabilização de taludes e melhorias de drenagem, o que resultou em condições satisfatórias de segurança e operação, com a consequente emissão da DCE, informou a Vale. A estrutura está inativa desde 2019.
Apesar da redução do nível de emergência das duas estruturas, no portal da ANM, elas possuem classificação alta do índice chamado Dano Potencial Associado (DPA), que representa o dano que pode ocorrer devido a rompimento, vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento de uma barragem.
Fonte: Hoje em Dia