Educação divulga cartilha ilustrativa com informações para o retorno seguro das aulas presenciais nos CMEIS
Neste 11 de agosto, Dia do Estudante, a Secretaria Municipal de Educação de Itabira lança uma cartilha ilustrativa com orientações fundamentais para o retorno seguro das aulas presenciais da rede. O material está disponível na versão digital e será entregue aos alunos também no formato impresso assim que as atividades forem retomadas. A ideia de criar a cartilha é preparar e instruir os estudantes em relação às readaptações necessárias no ambiente escolar durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com a secretária de Educação, Luziene Lage, além da cartilha, um cronograma de ações para guiar o retorno das aulas presenciais foi criado pela pasta. Ela afirma que a proposta é iniciar as atividades nas escolas, de forma gradual, a partir do próximo dia 23. “Será um momento em que vamos acolher as crianças.
Elas vão passar por esse período de readaptação, principalmente os mais novos, que começarão a ser atendidos inicialmente, uma vez que não receberam material complementar em casa. Desenhamos este momento para que seja, além de acolhida, um trabalho que envolve as experiências que as crianças trarão para nós”, destaca a secretária.
Dessa forma, neste primeiro momento, foi definido a retomada das atividades presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades conveniadas:
– CMEI Bom Pastor – Bairro Praia;
– CMEI Stella Lage Rosa – Bairro Água Fresca;
– CMEI José dos Santos Cruz – Bairro São Cristóvão;
– CMEI Prefeito Li Guerra – Bairro Fênix;
– CMEI Ivone Citi – Bairro Gabiroba;
– CMEI Nonato de Azevedo – Distrito de Ipoema;
– CEI Nosso Lar – Bairro Amazonas;
– CEI Madre I – Bairro Bethânia;
– CEI Irmã Maria Clara I – Bairro Pedreira.
Ainda segundo Luziene Lage, a preparação para a retomada das aulas presenciais envolverá também uma convocação aos pais ou responsáveis para uma reunião presencial, quando serão repassados os protocolos sanitários e de segurança. “Os pais ou responsáveis receberão por escrito todas as informações necessárias para o retorno seguro da criança. Eles poderão optar pelo retorno presencial nas unidades escolares, preenchendo um termo de autorização”, pontua.
Conforme a secretária, esse início será de suma importância para o processo de aprendizagem das crianças porque será a oportunidade de compartilhar os saberes adquiridos durante esse período. “Elas vão nos contar o que fizeram, o que aprenderam com a família e observaram no bairro em que moram.
Com isso, o planejamento e trabalho do professor, coordenador e monitor de creche serão intensificados para dar um direcionamento e mediar todo esse conhecimento. Com certeza será muito bom para podermos fortalecer o laço junto a família e esclarecer as dúvidas de como será daqui para frente”, conclui Luziene.
por Coordenadoria de Comunicação.