ECONOMIAITABIRA E REGIÃO

Ensino Superior – Una oficializa novas instalações em Itabira

Transformar o mundo através da educação. Esta foi a máxima da noite de ontem (22), quando as novas instalações do Centro Universitário Una foram oficialmente anunciadas no teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Durante a solenidade, que contou com a participação do prefeito Ronaldo Magalhães, sua equipe de governo, da vice-reitora Débora Guerra e do vice-presidente de Expansão do grupo Ânima Educação, Átila Simões da Cunha; foi apresentado o projeto de recuperação e revitalização do Center Shopping, prédio localizado na região central da cidade – entre as vias Daniel Jardim de Grisolia, Guarda-Mor Custódio e Doutor Sizenando de Barros – com sua construção interrompida há mais de 20 anos. Além disso, uma homenagem foi feita aos ex-proprietários de salas e lojas do antigo edifício, representados, na ocasião, por Péricles França, um dos primeiros compradores do empreendimento.

Quando o grupo Ânima apresentou a proposta para adquirir o prédio, contribuiu com um dos primeiros objetivos do nosso governo, que começamos a discutir em janeiro do ano passado, que era solucionar definitivamente esta questão”, afirmou Ronaldo Magalhães. Segundo o prefeito, o Governo Municipal atuou como facilitador desta transação, principalmente no que diz repeito à documentação e orientação nos processos de alvarás, registros e Recuperação Fiscal (Refis). E isso (investimento da Una) traduz o nosso esforço na busca pelo desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda no município”, completou Ronaldo Magalhães.

De acordo com Átila Simões, desde o início do processo de instalação do campus Una Itabira, o Governo Municipal se prontificou a orientar sobre todos os protocolos necessários. “A Prefeitura sempre se mostrou atenta aos documentos que precisamos, nos orienta sobre quais caminhos seguir, de forma que a gente consiga fazer as coisas no menor tempo possível, respeitando todos os procedimentos legais necessários, mas na velocidade que a modernidade precisa”, declarou o vice-presidente do grupo Ânima.

Paritabirana Débora Guerra, vice-reitora da faculdade Una, o momento é histórico para a cidade e para a instituição, já que contribuirá para a “transformação” da cidade. “Poderíamos ter comprado um terreno ou outro imóvel. No entanto, vamos fazer de tudo para que o dito, infelizmente, elefante branco, que tanto nos angustia e bem no coração da cidade, seja transformado em um espaço de aprendizagem, de conhecimento, de potencialidades e de transformação de vidas. Enfim, tudo que uma escola de qualidade pode ofertar”, ressaltou.

Estrutura

Sem revelar valores, o vice-presidente do grupo Ânima informou que a unidade será repaginada em até 15 meses e funcionando no segundo semestre do ano que vem. Oinvestimento é de muito dinheiro, mas não pode ser especificado devido ao sigilo contratual. Os valores são relevantes e acompanham esse empreendimento de porte”, declarou Átila Simões.

Os oito mil mº de área construída do antigo Center Shopping serão refeitos. Segundo informações da Una, a estrutura ganhará “nova roupagem” e salas de aula completas com ar condicionado, wi-fi e projetores; laboratórios de informática e específicos para os cursos de saúde e engenharia. A unidade contará ainda, com clínicas de atendimento gratuito e abertas ao público.

Histórico

Em janeiro de 2017, o prefeito Ronaldo Magalhães reuniu sua equipe de governo para solucionar o problema do “elefante branco”. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, lembra que neste momento mobilizou sua pasta para trabalhar na determinação do prefeito. “Notamos que além da deterioração externa, a parte interna já estava com infiltração e outras avarias. Chamamos a Defesa Civil que fez um relatório concluindo que o imóvel poderia desabar se continuasse desocupado ao longo dos anos. Com isso, procuramos o Corpo de Bombeiros que também realizou um estudo técnico informando a necessidade de ações urgentes”, revelou o secretário.

Com estes documentos, a Prefeitura procurou os proprietários do Center Shoppingpara planejar novas ações. “No primeiro momento, os proprietários queriam que a Prefeitura comprasse o imóvel. Fora de cogitação, principalmente devido ao nosso momento econômico. Então, com a avaliação dos laudos, eles autorizaram a busca por investidores. Procuramos grandes redes de supermercados, investidores de fora e daqui da cidade. Durante este processo de captação, o grupo Ânima anunciou unidade em Itabira, que facilitou ainda mais a apresentação do edifício”, concluiu Don Carlos.

COMPARTILHAR