ETE Laboreaux é modelo para técnicos do Saae de Governador Valadares
Profissionais fizeram visita técnica com o objetivo de aprofundar o conhecimento do sistema de tratamento de esgoto adotado em Itabira
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira recebeu ontem (08) a visita de uma comitiva de Governador Valadares. Prestes a iniciar a operação da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santos Dumont, o Saae de Governador Valadares solicitou uma visita técnica à ETE Laboreaux, em Itabira.
“O objetivo principal da visita foi conhecer a rotina operacional e o monitoramento da ETE Laboreaux, uma vez que, são ETE’s com sistemas de tratamento similares. Informamos as atividades de rotina dos operadores, os principais gargalos, o que é importante verificar no dia a dia, as atividades do laboratório e como é o controle interno – principalmente no início da operação da estação. Passamos por todas as unidades de tratamento e a equipe de Governador Valadares teve a oportunidade de conversar com nossos servidores”, disse a supervisora da ETE Laboreaux, Mayara Gonçalves.
O Saae de Governador Valadares trabalha na conclusão da ETE Santos Dumont (margem esquerda do rio Doce). Além disso, a autarquia planeja a construção de outra Estação de Tratamento de Esgoto, esta na margem direita do rio Doce, no bairro Elvamar. A licitação deve ocorrer em breve.
A ETE Laboreaux, em Itabira, trata cerca de 55% do esgoto coletado na área urbana do município. A Estação de Tratamento de Esgotos foi inaugurada no ano de 2008 e passa por obras de ampliação.
Representaram o município do Vale do Rio Doce os engenheiros civis Paulo Cézar Pires Neves Filho, Jaqueline Simonet da Silva e Wellson Evans Duarte Melo. Também integrou a comitiva o engenheiro de Saneamento da ERG Engenharia / Fundação Renova, Luiz Felipe Santana Leitão.
“É uma oportunidade ímpar estar presente em uma ETE operando, cuja tecnologia é similar a de Governador Valadares, com a vivência e experiência de operadores de mais de 15 anos. Esta vivência nos passa a sensação e visão de possíveis e prováveis problemas que possamos encontrar. E através destes gargalos operacionais poderemos prover a melhoria contínua dos sistemas de tratamento. A tecnologia aplicada, os estudos, as técnicas, são fundamentais para uma boa operação. Quero agradecer ao Saae de Itabira por nos permitir esta visita e o imenso aprendizado operacional. E também ao Saae de Governador Valadares, por promover esta mobilização”, disse Paulo Cezar Filho.