Flitabira lança o “Aulas Livres”, destinado aos profissionais da Educação
Em uma ação educativa voltada para o corpo discente, o Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – convida professores e professoras para ministrar uma aula livre sobre a “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond” à luz das suas disciplinas.
“A ideia do “Aulas Livres” é ampliar os horizontes da arte e da literatura ao alcance da Educação, em todos os seus campos. Qual seria a visão da matemática sobre os painéis de Portinari? Ou os ensinamentos da Física sobre os poemas de Drummond? E da Química, História ou Geografia? Qual a contribuição educacional destas matérias no campo da cultura, frente à poesia e as artes plásticas?”,
explica Afonso Borges, idealizador e curador do Flitabira.
Professores ou professoras de Itabira e região poderão se habilitar, enviando um roteiro básico de 15 linhas para uma aula de 30 minutos. Serão escolhidos 3 roteiros de cada disciplina e as aulas serão ministradas online. Em seguida, ficarão disponíveis no Youtube do Flitabira, como parte de seu Educativo.
Cada docente selecionado receberá R$300,00 (trezentos reais) por aula. As disciplinas participantes serão: Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia.
O regulamento completo do programa está disponível no site do Flitabira (flitabira.com.br).
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.