GERALITABIRA E REGIÃO

FUTEBOL – Notícia do Cruzeiro, Atlético e do América.

Machado afirma que jogadores do Cruzeiro seguem motivados mesmo após acesso e título antecipado

O Cruzeiro se tornou o time que conseguiu, com mais antecedência, o acesso e o título da Série B. Depois de atingir esses objetivos, entrou em campo duas vezes e ainda não venceu, mas o volante Filipe Machado afirma que não é falta de motivação de ambição do times.

“A gente conseguiu conquistar o objetivo principal, que era o acesso, depois o título e isso muito antecipadamente, mas temos que continuar trabalhando para vencer os jogos. Sobre motivação, não têm maior do que vestir a de um grande clube como o Cruzeiro. A gente trabalha sempre para vencer. A gente se acostumou a vencer. Ele (Pezzolano) colocou isso na nossa cabeça, de ser competitivo em todo momento”, afirmou Machado.

É natural que um time “relaxe” após conquistar os principais objetivos da temporada como o Cruzeiro conquistou, no entanto, Pezzolano sempre deixou claro que sempre quer vencer mais e mais, principalmente podendo quebrar recordes.

Com os dois jogos sem vitória seguidos, ele já perdeu a chance de fazer a melhor campanha da história da Série B e também de ser o primeiro a vencer todos os adversários.

Agora, Machado afirma que o time se prepara para voltar a vencer na sexta-feira, contra o Vila Nova, em Goiás. O meia não acredita que o Cruzeiro pode ser uma “balança” na Série B, já que enfrenta adversários que lutam para subir e contra o rebaixamento: “A gente trabalha para fazer o nosso papel dentro de campo. Não pensamos em quem está brigando pra não cair ou subir”.

O Cruzeiro encara o Vila Nova, que ainda briga contra o rebaixamento, às 20h30 da próxima sexta, em Goiânia.

_____

Atlético pode ter 6ª pior campanha como mandante em sua história no Brasileirão, desde 1971

O Atlético parecia que finalmente iria embalar no Brasileirão. Depois de ganhar duas seguidas, o time recebeu o Ceará, no Mineirão, e tinha tudo para vencer, mas saiu apenas com um empate. Com isso, o time voltou a tropeçar como mandante e agora pode ter uma das piores campanhas, jogando em casa, de sua história no campeonato nacional.

Melhor mandante do Brasileirão 2021, com apenas uma derrota e 18 jogos de invencibilidade, o Atlético tem apenas a 12ª melhor campanha jogando em casa em 2022. Até o momento, foram 16 jogos, seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas, totalizando apenas 23 pontos, o que dá um percentual de 47.92% de aproveitamento, algo muito abaixo para o histórico do clube, que sempre foi muito forte em casa.

Esse aproveitamento ruim coloca o Atlético hoje com a 6ª pior campanha como mandante na história do clube no Brasileirão, desde 1971. As outras cinco vezes que o Galo fez campanha pior em casa foram em: 1975 e 1992 (46,66%), 2017 (43,85%), 2005 (34,92%) e 1993 (23,8%). No entanto, é importante ressaltar que as campanhas de 75 e 93 não tiveram nem 10 jogos, sendo cinco e sete, respectivamente.

Na era dos pontos corridos, o Atlético fez menos pontos em casa apenas no ano do rebaixamento para a Série B, em 2005 (22 pontos em 21 jogos). Os anos de 2017 (25 pontos em 19 jogos) e 2010 (28 pontos em 19 jogos), estão à frente em pontos, mas ainda podem ser ultrapassados. Se mantiver o atual aproveitamento nos três jogos em casa que lhe restam, o Galo atingirá 27 pontos, ou seja, abaixo da campanha de 2010.

Os últimos adversários

O Atlético ainda receberá Juventude, Botafogo e Cuiabá no Mineirão. Contra o time gaúcho, o histórico é extremamente favorável nos duelos como mandante: são nove jogos, oito vitórias e um empate. Contra o alvinegro carioca, são 39 jogos com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas, no entanto, o Galo não perde pro Fogão, como mandante, desde 2011. Já contra o “novato” Cuiabá, foi apenas um jogo, com vitória do Galo, em 2021.

Agora, o Atlético terá duas partidas fora de casa (Flamengo e Fortaleza) antes de voltar a jogar no Mineirão. Longe de seus domínios, o Galo tem o terceiro melhor aproveitamento, com 53,33% de aproveitamento.

_______

Luan Patrick deseja permanecer no América e diretor de futebol mostra confiança para acordo

Uma das surpresas da escalação e destaque na última partida, o jovem Luan Patrick está emprestado ao América pelo Athletico Paranaense até o fim da temporada. O jogador e o clube mineiro desejam que ele permaneça e já começam a trabalhar para isso.

“Tenho vontade sim (de ficar), mas isso eu prefiro deixar com os meus empresários e ficar focado até o fim da temporada”, afirmou Luan Patrick.

O diretor de futebol do Coelho, Fred Cascardo, afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia, que o mais importante é o desejo do atleta. Como ele já se manifestou a favor da permanência e vem fazendo bons jogos pelo clube, o América planeja conversar com o Furacão:

“Já estamos planejando contato com o Athletico. O contato é muito importante. Temos boa relação com o (Alexandre) Mattos. Vamos caminhar para a permanência do Luan sem dúvida nenhuma”.

Luan Patrick foi formado no Figueirense e no Athletico. Jogador da seleção de base, foi campeão do mundo sub-17 em 2019 e chamou atenção até de Tite, que já o chamou para completar treinos da seleção principal. Pelo América, foram 11 jogos até o momento.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR