Google completa 25 anos da ferramenta de buscas que se tornou o sinônimo da internet
O Google completou 25 anos de seu lançamento. A principal ferramenta de buscas da internet nasceu de um trabalho acadêmico, tendo como lógica um rotineiro sistema bibliotecário.
Em 27 de setembro de 1998, os estudantes Larry Page e Sergey Brin desenvolveram uma ferramenta de buscas que se diferenciava dos antigos diretórios de pesquisa da jovem internet de conexão discada.
A ferramenta criada pelos estudantes da Universidade de Stanford tinha como premissa a mesma lógica das referências bibliográficas de obras acadêmicas. Ou seja, um autor ou artigo ganha relevância pela quantidade de vezes que é citado em outras obras.
Esse conceito criou a lógica do Link Building. Ou seja, uma página se torna relevante quando outras páginas as sugerem. Por exemplo: se o link deste texto for compartilhado em outras páginas e postagens, ele tende a se destacar para a ferramenta de busca, que irá posicioná-lo nos primeiros resultados.
Isso porque a ideia de Brin e Page era que: se um link é compartilhado muitas vezes, logo essa página é importante e merece ser recomendada.
Assim, o Google se tornou o site mais acessado do planeta, com média de 1,2 trilhão de buscas por ano. A plataforma também se tornou um dos maiores canais de publicidade do mundo.
O Google depois disso entrou no mercado de telefonia móvel com o sistema operacional Android, que equipam 81% dos telefones em funcionamento no mundo.
Fonte: Hoje em Dia