Governo de Minas destina R$ 28 milhões para ampliar o acesso à saúde auditiva no estado
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram, Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG). Entre as pautas, foi pactuado o financiamento do projeto transitório para reduzir a fila de espera de pessoas com deficiência auditiva que aguardam órteses, próteses e materiais especiais (OPM) no estado.
Durante a reunião, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o compromisso do Governo de Minas em ampliar o acesso, na integralidade do cuidado e em atender a demanda reprimida relacionada à saúde auditiva da população do estado.
“Estamos investindo recursos em cada um dos eixos vinculados. A nossa expectativa é acabar com essa fila existente em relação às pessoas com deficiência auditiva e que precisam de uma OPM em Minas e, para isso, vamos destinar R$ 28 milhões em recursos estadual”, anunciou.
“É uma grande conquista para a população e uma expectativa de levar qualidade de vida, funcionalidade e permitir que essas pessoas que precisam de algum tipo de tecnologia ou acesso à reabilitação consigam ser efetivamente atendidas no SUS-MG”, disse.
O projeto tem caráter transitório, com duração de 36 meses, para atender a demanda reprimida das pessoas que aguardam na fila de espera, sob gestão das Juntas Reguladoras da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (RCPD-MG).
Os beneficiários serão os municípios que têm serviços habilitados pelo Ministério da Saúde que já integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) do SUS-MG. Minas conta com 26 serviços, sendo 13 serviços de modalidade única e 13 serviços que são Centros Especializados em Reabilitação.
Também serão beneficiados os municípios que contam com serviço credenciado pela SES-MG como Serviço de Referência Estadual de Integração da Linha do Cuidado da Saúde Auditiva da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) do SUS-MG.
O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Faria da Silva Filho, ressaltou a relevância das discussões e pactuações realizadas na CIB.
“As políticas de saúde tratadas nesta Comissão não são impostas aos municípios, elas são debatidas e geram conquistas para a população e acesso a serviços em seus territórios”, complementa.
O secretário Fábio Baccheretti também destacou a Campanha Estadual de Multivacinação, que vai até o dia 29/11 e está sendo realizada em todos os municípios do estado.
“Estamos melhorando os índices da vacinação em todo o estado e recuperando as coberturas, com índices superiores aos apresentados em 2017 e 2018, período antes da pandemia. Mas queremos bater todas as metas. Por isso, no dia 23 de novembro, dia D da Multivacinação, teremos 152 vacimóveis nas ruas, levando mais acesso à vacinação em nosso estado”, reforçou Baccheretti.
Fonte: Agência Minas